Home / CÃES E GATOS / Prevenção: A Importância Do Check-Up Veterinário Para A Saúde Do Seu Animal De Estimação

Ter um pet é muito gostoso. Cães e gatos nos fazem companhia por muitos e muitos anos e nos enchem de alegria. Em troca, eles só querem amor e cuidados. E um desses cuidados é a realização do check-up veterinário para garantir que a saúde do seu animal de estimação esteja em dia!

Isso porque, quando falamos em saúde, precisamos pensar em prevenção, já que é ela que garante o bem-estar, a felicidade e a longevidade dos nossos filhos de quatro patas. O que a gente mais quer é que eles vivam por mais tempo ao nosso lado, certo? Então, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, o check-up é tão importante!

O que é um check-up veterinário?

O check-up veterinário é um acompanhamento geral para avaliar a saúde do pet. Ele é feito por meio de exames, orientações, vacinas e outros pontos, e não é necessário que o animal tenha algum sintoma específico para que essa consulta aconteça.

Saúde animal: por que é importante fazer o check-up para cachorros e gatos?

O check-up para cachorros e gatos é fundamental para garantir a saúde do seu pet. Como o foco é na prevenção, ajuda a evitar problemas futuros ou até mesmo antecipar questões (como doenças silenciosas, por exemplo) e tratamentos.  

Como fazer check-up em cachorro e gato?

O check-up veterinário é feito por meio de avaliações e há alguns pontos que devem ser considerados. Confira abaixo mais detalhes.

Vacinação em dia

É preciso manter as vacinas do seu cachorro ou gato atualizadas para prevenir uma série de doenças.

A vacina antirrábica é obrigatória por lei e muito importante. A raiva não tem cura e é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida também às pessoas.

Os cães devem tomar a vacina polivalente, V8 ou V10, que previne contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. A diferença entre a V8 e a V10 é que a V8 protege os cães contra dois tipos de leptospirose e a V10 contra quatro tipos da doença.

Outras vacinas para cachorros que são bastante recomendadas, principalmente se eles convivem com outros animais e passeiam, são:

  • Vacina contra a Tosse dos Canis: protege contra Bordetella ou Gripe Canina, Parainfluenza e Adenovírus;
  • Vacina contra Giardíase Canina;
  • Vacina contra a Leishmaniose.

Cães devem tomar ainda uma injeção anual contra o Verme do Coração, principalmente aqueles que moram ou frequentam o litoral.

No caso das vacinas para gatos, além da antirrábica, eles tomam a tríplice, quádrupla ou quíntupla felina. A tríplice protege contra rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia. Na quádrupla, o gato também se imuniza contra clamídia. E, se optar pela quíntupla, é feita a prevenção da FeLV (vírus da leucemia felina).

Durante o check-up veterinário, você será informado sobre as vacinas indicadas para o seu cão ou gato e a frequência com que devem ser aplicadas, considerando seu estilo de vida.

exames para check-up cachorro e gato
Créditos: Freepick

Cuidados com a saúde oral

A prevenção contra o tártaro e a doença periodontal se faz com a escovação diária dos dentes dos cães e gatos. Por isso, eles devem ser acostumados a escovar os dentes desde filhotes.

O atrito promovido pela escova é capaz de evitar a formação da placa bacteriana e retardar a necessidade de tratamento. Acostume seu pet à escovação respeitando seu ritmo. Você vai precisar ser paciente e persistente, especialmente se tiver um gatinho.

Comece mexendo nas bochechas, depois as levante e toque a gengiva com uma gaze. No outro dia, experimente fazer leves movimentos circulares. Você pode usar patê ou sachê para ele gostar da experiência. Então, troque a gaze pela escova de dentes e o alimento único por um creme dental próprio para cães e gatos. 

A pasta C.E.T. da Virbac é uma excelente escolha e a mais palatável do mercado.

Lembre-se: mau hálito provavelmente indica uma infecção bacteriana causada por tártaro e precisa de tratamento.

Realização de exames preventivos

Sabe aquele hábito de levar o pet ao veterinário somente quando algum problema aparece? Esse é um grande erro. Temos que aprender a nos antecipar aos fatos, pois, quando descobrimos as doenças no início, fica mais fácil curar nossos cães e gatos. 

Com o check-up, existe a possibilidade de dar mais qualidade de vida ao seu pet, pois vamos diagnosticar qualquer problema e tratá-lo adequadamente antes de se tornar um problema sério de saúde.

Check-ups são necessários para todas as fases da vida: filhote, adulto e sênior. Para cada fase, o veterinário indicará uma série de exames, que podem ser desde exames de fezes e de sangue para averiguar o início e estágio de uma doença, até exames de imagem (ultrassom, raio-x, ecocardiograma) e mensuração de pressão nos cães e gatos mais velhos (assim como os que são feitos para nós seres humanos).

A doença renal crônica nos gatos, por exemplo, normalmente só é percebida quando os rins já perderam 75% da sua funcionalidade. Com o check-up veterinário, é possível descobrir o problema logo no começo e estipular um tratamento para evitar o seu rápido avanço.

Então, a realização de exames no check-up para cachorros e gatos é também fundamental.

Inclusive, você conhece o EZVet? Ele é um plano excelente de prevenção e bem-estar aceito pelo Pet Care. Com ele, seu pet tem direito a consultas e exames de acordo com sua faixa-etária. 

Ao descobrir as doenças no início, você também economiza, evitando surpresas e custos altos com internações e cirurgias. Não tem nada melhor do que viver despreocupado, sabendo que a saúde do seu melhor amigo está sob controle.

Indicação de atividades físicas

A correria da vida moderna e a consequente falta de tempo são os principais motivos que levam as pessoas a passearem menos com seus cães e brincarem menos com seus gatos.

A atividade física para cães e gatos ajuda a prevenir uma série de doenças e traz benefícios à saúde emocional dos nossos filhos de quatro patas. Passear e brincar com seu pet faz com que ele mantenha o peso, fortaleça os ossos e articulações, melhore a capacidade respiratória, além de aliviar sinais de irritação, ansiedade, agressividade e aumentar o vínculo entre vocês.

Prevenção contra pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos se alimentam de sangue. As picadas, além de causarem incômodo e coceira, podem transmitir doenças aos nossos cães e gatos, como erliquiose, babesiose e micoplasmose, entre outras. 

A melhor maneira de prevenir pulgas, evitar essas doenças e também a contaminação do ambiente é com a prevenção.

Existe uma variedade de produtos que previnem e eliminam pulgas e carrapatos no mercado, como pipetas, comprimidos, sprays e coleiras. Cada um possui uma indicação própria, por isso, consulte um veterinário para saber qual deles é o mais indicado para seu pet.

As coleiras contra a picada de outros mosquitos também são importantes, pois previnem doenças como a Leishmaniose e o Verme do Coração (Dirofilariose).

Avaliação da alimentação

A prevenção é um assunto com muitas frentes. Você pode prevenir uma série de doenças, por exemplo, fornecendo uma ração de boa qualidade, balanceada e na quantidade certa.

A Dra. Mariana Porsani, veterinária nutricionista que atende no Pet Care, diz que “se o animal tiver uma boa nutrição desde filhote até idoso, a chance de desenvolver alguns problemas, como alterações na pele e ósseas, diminui consideravelmente”.

Uma nutrição correta deve respeitar a espécie, raça, idade e estilo de vida do seu cão ou gato. 

Se inicialmente o pet consome ração para filhotes, quando for adulto será definida qual a melhor opção, por exemplo, uma ração para animais castrados, indoor, idosos, de porte pequeno ou grande, ou de acordo com a sua raça. Se ele desenvolver alguma doença, pode ser estipulada uma ração terapêutica. Existem no mercado hoje uma série de rações específicas, para pets doentes renais crônicos, diabéticos, obesos, etc.

Como você viu, a prevenção faz uma enorme diferença no seu orçamento e principalmente na qualidade e na expectativa de vida do seu pet. Estamos por aqui e, se precisar de orientação, não deixe de trazer seu cão ou gato ao Pet Care. Que tal agendar uma consulta veterinária para fazer o check-up do seu animalzinho? Conte conosco!

Fontes:

EZVet 

Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária nutróloga que atende no Pet Care

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias