Cães e pulgas: O que você precisa saber e como tratar?

Compartilhe

Cães e pulgas: O que você precisa saber e como tratar? 12 de novembro de 2021

Se o seu cachorro estiver se coçando mais do que o normal, isso pode indicar uma infestação de pulgas. Descubra tudo que você precisa saber sobre pulgas e cães.

 

O que são as pulgas?

As pulgas estão em nosso planeta há muito tempo. Estudos indicam ancestrais na Era Paleozoica, há cerca de 280 milhões de anos a.C. Existe comprovação de ancestrais mais parecidos com as pulgas de hoje na Era Cenozoica (65-50 milhões de anos a.C.).

Existem em torno de 2.000 espécies diferentes de pulgas e a mais comum em cães e gatos no Brasil é a Ctenocephalides felis, introduzida na América possivelmente no século XVI com os colonizadores europeus e seus animais.

Pulgas amam cachorros, mas o sentimento não é mútuo. Esses parasitas podem atacar seu cachorro quando ele estiver brincando com outros animais infestados ou ao visitar lugares por onde passaram animais com pulgas. Elas também podem entrar no seu quintal ou na sua casa no pelo de um animal visitante e achar o caminho até o seu pet. As pulgas passam a sugar o sangue do seu cão para sobreviver, e podem transmitir doenças e parasitas durante esse processo.

Em suma, você não quer pulgas e seu cachorro também não.

 

Qual é a aparência da pulga de cachorro?

Existem cerca de 2.000 variedades de pulgas no mundo, mas a mais comum encontrada em cães é, por incrível que pareça, a pulga do gato. As pulgas de gatos e cachorros têm apenas alguns milímetros de comprimento. Elas têm cor marrom ou preta, mas são difíceis de enxergar porque se enterram profundamente no pelo e se movem rapidamente.

Mais fácil do que enxergar as pulgas é detectar suas fezes, que você pode ver no pelo de seu pet – especialmente na base da cauda – ou nas roupas de cama como pequenas manchas pretas. Ao passar um papel úmido na mancha, ela adquire uma cor marrom avermelhada.

 

Qual é o ciclo de vida da pulga?

O ciclo tem início quando uma pulga fêmea coloca ovos brancos minúsculos no pelo do cão. Esses ovos caem no ambiente conforme o seu pet se movimenta, e, dentro de alguns dias, as larvas das pulgas nascem. Essas larvas se afastam da luz, enterrando-se profundamente em tapetes ou roupas de cama, entre tábuas do piso e sob os móveis, comendo fezes e células mortas de pele para sobreviver. Em seguida, elas entram no estágio de pupa, formando casulos para se transformar em pulgas adultas. Dentro do casulo, as pulgas ficam protegidas até que as condições sejam adequadas para eclodir. Elas podem ficar dormentes por até um ano, ou mais. O ciclo inteiro pode se completar dentro de algumas semanas se as condições forem adequadas; em climas e casas mais quentes, as pulgas podem ser um problema o ano inteiro.

 

Quais problemas as pulgas podem causar?

Além de irritar seu cachorro com picadas, as pulgas podem causar vários problemas de saúde para ele e para você.

Problemas de pele: As picadas podem provocar a dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP), uma reação alérgica à saliva da pulga que irrita a pele e pode causar coceira intensa no cão.

Dipylidium caninum: Seu cachorro pode se infestar por esse verme intestinal ao ingerir acidentalmente pulgas infectadas por esse agente.

Doenças bacterianas: Uma pesquisa demonstrou que 50% das pulgas eram portadoras de pelo menos uma doença bacteriana.1

Problemas para o tutor: As pulgas também picam seres humanos, deixando uma mancha vermelha na pele que coça demais. Pior ainda, as pessoas podem contrair doenças bacterianas potencialmente graves pela picada das pulgas ou pelo contato com suas fezes quando tocam em um pet infestado.

 

O que fazer com as pulgas?

Felizmente, os tutores de cães podem escolher de uma ampla variedade de produtos eficazes contra pulgas para proteger seus pets e sua casa dessas pragas tão persistentes. Saiba mais sobre o tratamento e a prevenção das pulgas em nossa revisão abrangente dos tratamentos antipulgas para cães.

 

Como prevenir?

Uma das maneiras de se prevenir pulgas é utilizando a coleira Seresto® para cães elimina pulgas e carrapatos, pois mata os parasitas por contato, o que significa que pulgas e carrapatos não precisam picar o corpo do seu cão para que sejam mortos. Devido ao mecanismo de ação que se dá por contato, Seresto® também auxilia no controle das alergias, irritação e incômodo causados pelas picadas.

 

Por que usar a coleira Seresto® para cães, contra pulgas e carrapatos?

  • Eficaz por até 8 meses contra pulgas e carrapatos
  • Age por contato e elimina pulgas e carrapatos
  • Sem cheiro
  • Resistente à água*

*Consulte rótulo do produto para mais informações.

 

A coleira Seresto® libera lentamente dois ingredientes ativos que ficam concentrados dentro da matriz da coleira, a imidacloprida e flumetrina que, após a colocação, passam a ser distribuídas pela pele, pelos e camada lipídica da pele (camada gordurosa) do seu cão. A coleira cria uma camada invisível de proteção, que mata as pulgas e carrapatos em seu cão.

 

Você encontra a coleira Seresto® nas farmácias das unidades Pet Care.

 

Fonte: https://meupet.elanco.com/

______

1Shaw SE, Kenny MJ, Tasker S, Birtles RJ, Vet. Microbiol. 2004 Sep 8;102(3-4):183-8. Pathogen carriage by the cat flea Ctenocephalides felis (Bouché) in the United Kingdom.

 

Como se livrar das pulgas na sua casa em seis passos rápidos

Não deixe que as pulgas tomem conta da sua casa. Siga esses 6 passos para se livrar delas rapidamente.

Uma infestação de pulgas pode irritar todos na sua casa – esses parasitas inconvenientes picam qualquer um. As pulgas são notoriamente difíceis de eliminar quando se instalam na sua casa devido à velocidade com que se reproduzem e à facilidade com que se espalham por toda a casa. É importante ter um plano bem definido para eliminá-las de forma rápida.

Se você encontrar pulgas no seu cão ou gato, como garantir que está lidando com o problema de forma completa? O segredo para isso é uma abordagem dupla: tratar não apenas o pet, mas também a casa.

 

  1. Trate seu pet e todos os outros animais.

Mesmo que você tenha visto pulgas apenas no seu pet, é bom partir do pressuposto que os outros pets também foram infestados. Mantenha um cronograma de tratamento regular e de longo prazo para cada pet para ajudar a evitar uma infestação antes que ela ocorra e reduzir o risco de uma nova infestação no futuro.

 

  1. Lave a cama do seu pet com água quente

A água quente ajudará a matar quaisquer ovos ou larvas que tiverem ficado no tecido. Esse é um passo fundamental para eliminar todas as pulgas logo na primeira tentativa. Lave a cama e o cobertor pelo menos uma vez por semana por três a oito semanas. Coloque-as fora de casa para secar ao sol. Se seu pet gosta de dormir em outros lugares, como sua cama, certifique-se de lavar sua roupa de cama também.

 

  1. Aspire todos os pisos, carpetes, tapetes e sofás de forma regular e minuciosa.

Lembre-se de esvaziar seu aspirador de pó e jogar fora cada saco após o uso para evitar que ovos eclodam dentro dele, o que pode levar a uma nova infestação no futuro. Continue aspirando a cada dois dias durante três a oito semanas.

DICA: Aplique Fleegard, um spray aerossol que age em todos as fases de vida das pulgas no ambiente. Aplique nas frestas, caminha do animal, cobertores do seu pet e no saco do aspirador antes de aspirar sua casa. Isso vai ajudar a eliminar as pulgas que forem aspiradas.

 

  1. Use um spray antipulgas aprovado pelo Médico Veterinário pela casa.

Certifique-se de seguir as instruções e tratar os locais em que seu pet fica. Leia as instruções no produto para evitar que seu pet possa entrar em contato com ingredientes perigosos quando você estiver tratando sua casa. O estágio de pupa da pulga (o estágio anterior ao da pulga adulta) é significativamente mais difícil de matar. Recomenda-se aspirar antes de usar quaisquer produtos químicos para estimular que as pupas eclodam, expondo as pulgas adultas aos produtos químicos e matando-as.

 

  1. Não se esqueça de tratar os esconderijos mais comuns para as pulgas.

As pulgas adoram se esconder dentro de carros e atrás ou debaixo de móveis – mas as pessoas costumam esquecer desses locais. Lembre-se de aspirar quaisquer superfícies de tecido dentro do seu carro, e certifique-se de que seu pet sente em um cobertor que possa ser trocado e lavado regularmente. Trate as áreas atrás ou debaixo dos móveis usando o aspirador e depois finalizando com um spray antipulgas.

 

  1. Lave todos os brinquedos de tecido dos seus cães ou gatos.

Mesmo o brinquedinho favorito do seu cão ou o ratinho de pelúcia do gato podem ser um esconderijo para os ovos e larvas da pulga. Se esses brinquedos não puderem ser lavados, talvez seja melhor descarta-los.

 

Mantenha seus pets protegidos contra pulgas.

Uma das maneiras de se prevenir pulgas é utilizando a coleira Seresto® para cães elimina pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos, pois mata os parasitas por contato, o que significa que pulgas e carrapatos não precisam picar o corpo do seu cão ou pulgas picarem o seu gato para que sejam mortos. Devido ao mecanismo de ação que se dá por contato, Seresto® também auxilia no controle das alergias, irritação e incômodo causados pelas picadas.

 

Por que usar a coleira Seresto® para cães, contra pulgas e carrapatos?

  • Eficaz por até 8 meses contra pulgas e carrapatos
  • Age por contato e elimina pulgas e carrapatos
  • Sem cheiro
  • Resistente à água*

*Consulte rótulo do produto para mais informações.

 

A coleira Seresto® libera lentamente dois ingredientes ativos que ficam concentrados dentro da matriz da coleira, a imidacloprida e flumetrina que, após a colocação, passam a ser distribuídas pela pele, pelos e camada lipídica da pele (camada gordurosa) do seu cão. A coleira cria uma camada invisível de proteção, que mata as pulgas e carrapatos em seu cão.

 

Você encontra a coleira Seresto® nas farmácias das unidades Pet Care.

 

Fonte: https://meupet.elanco.com/

 

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394 6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia