Home / CÃES / Casos Clínicos / Vômito em Cães e Gatos

Calvin, este Cavalier King Charles talvez seja um dos cães mais amorosos que já estiveram em nossa internação. O filme que podem ver abaixo  é um exemplo de como ele é com todo mundo.

Ontem ele veio ao hospital com vômitos intensos e diarréia. A suspeita era de pancreatite ou corpo estranho; mas no ultrassom não revelou nenhuma anormalidade.

Foram feitos outros exames e ele ficou internado. Hoje como podem ver está bem melhor e talvez volte logo para casa.

No nosso dia a dia provavelmente uma das maiores causas dos animais comparecerem ao nosso hospital é devido a (emese) vômito.

As causas podem ser tantas e precisamos de informações para avaliarmos a seriedade do problema e tomarmos as medidas necessárias de tratamento.

O que o proprietário deve observar para nos relatar é:

A freqüência do vômito. Animais que vomitam pelo menos 1 vez por semana é sinal de anormalidade.

Um vômito ocasional pode se esperar para ver se o processo se repete.

Se o animal vomita freqüentemente, existe algum horário que isto acontece mais vezes?

Exemplo:de madrugada ou de manhazinha? Isto acontece bastante em animais com gastrite por exemplo quando o estomago está vazio

Qual a coloração do vômito? Os mais perigosos são os de coloração avermelhada ou com estrias de sangue, vômitos de cor escura (cor de pó de café), vômitos com odor de fezes.

O animal vomita depois que se alimentou ou várias horas após?

Todas estas questões e mais tantas outras vão nos ajudar a esclarecer a causa e de onde está a origem do processo.

Para se dar uma idéia podem ser tantas as causas desde infecciosas, virais, parasitárias, metabólicas, endócrinas, por corpo estranho, inflamatórias, tumorais, envenenamento, que somente em uma consulta conseguiremos  elucidar o caso.

Vale lembrar o mais importante, o animal não aparenta estar bem, vomitou mais de duas vezes, está prostrado. Leve ao veterinário sempre o mais breve possível para resolvermos logo o caso.

Existem medicações hoje em dia para cães e gatos que conseguem inibir o vomito por 24 horas e isto nos ajuda muito, pois, vomito pode ser uma dos sintomas mas, com certeza  precisamos controla-lo.

Vídeo do Calvin

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias