Home / CÃES / Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias

É frequente cães e gatos terem aquele “bafinho típico”, mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet precisa ir ao dentista.

São as bactérias presentes na cavidade oral que fazem com que os pets tenham mau hálito. Para evitar a formação da placa bacteriana, cachorros e gatos devem ter uma boa alimentação e escovar os dentes todos os dias.

Como escovar os dentes do meu pet?

O ideal é começar a escovar os dentes do seu cachorro ou gato quando ele ainda for filhote. No começo, ele vai estranhar. Você precisa ir com calma, fazendo com que ele se acostume com a manipulação na boca.

A Dra. Carla Girardi, médica-veterinária especializada em odontologia, ensina o passo a passo para acabar com o mau hálito em cães e gatos primeiro, o pet precisa se acostumar com o toque da sua mão na boca dele. Comece fazendo massagem e carinho nas bochechas pelo lado de fora. 

Recompense seu filho quatro patas com carinho, festinha e petisco. O segundo passo é começar a levantar a bochecha do cachorro ou do gatinho e tentar inspecionar a boca. Depois, colocar o dedo na gengiva para ele sentir a pressão. Você pode fazer esse treinamento de 3 a 4 vezes por dia durante 2 minutos.

Nem todo mundo tem paciência com o processo, especialmente no caso dos gatos, mas é preciso insistir. O passo seguinte é esfregar delicadamente uma gaze na gengiva e nos dentes do seu pet. Quando ficar fácil, você troca a gaze por uma escova.

Comece a escovar os dentes do seu cachorro ou gato suavemente, usando movimentos circulares na área da gengiva. Repita o processo todos os dias aumentando gradualmente a duração da escovação.

Existem hoje no mercado várias opções de escovas e pastas de dente próprias para cães e gatos. Escovas infantis macias também são uma boa opção.

Com que frequência devo escovar os dentes do meu pet?

tratamento mau hálito cães e gatos

As bactérias costumam se fixar nos dentes em apenas 24 horas. Por isso, a escovação deve ser feita diariamente.

Além de melhorar o mau hálito em cães e gatos, escovar os dentes ajuda a prevenir o tártaro e a doença periodontal. Cães de raças pequenas como Maltês, Poodle Toy, Yorkshire, Pinscher e Chihuahua, entre outras, têm mais chances de desenvolver doenças dentárias precocemente.

Escovar os dentes do seu pet todos os dias é importante para mantê-lo saudável. Depois de um tempo, ele estará habituado e esperando pelo momento da escovação.

E se meu pet não permitir a escovação?

Exceções existem. Nesse caso, a Dra. Carla recomenda a visita ao dentista veterinário com intervalos mais curtos, a cada 4 ou 6 meses, dependendo da raça ou do tipo de problema que ele tiver na boca.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como cuidar da saúde oral e evitar o mau hálito em cães e gatos, agende uma consulta com um de nossos especialistas. O Pet Care conta com uma equipe de veterinários odontologistas de alto nível e os melhores recursos para cuidar boca do seu pet.

Artigos Relacionados

Mais Categorias