Home / CÃES / Casos Clínicos / Úlcera de Córnea: Ceratite Ulcerativa em Cães

A Dóris, essa filhote de Jack Russel depois de um final de semana em que os donos estavam viajando foi encontrada com um dos olhos fechados e parecendo sentir muita dor.

Tem um gato em casa que brincando com ela pode ter ferido a sua córnea!!! No exame clínico com nosso Oftalmologista descobrimos uma úlcera de córnea contaminada já com pus – ABCESSO DE CÓRNEA. O prognóstico é muito grave e corre risco de perder a visão. Ela já esta de COLAR PROTETOR e com medicação tópica (colírios) e medicação oral.

A córnea é a parte transparente e mais externa do olho, formando uma fina camada que recobre a íris e a pupila, permitindo a passagem de luz para dentro do olho. Uma úlcera é qualquer lesão que ocorre nessa parte do olho, podendo ser somente superficial, quando causada por xampú ou mais profunda quando causada pela arranhadura de gato, quando a chance de contaminar e virar um abcesso é maior.

SINTOMAS:

– Muita dor.

– Piscar constante- não consegue abrir o olho.

– Lacrimejamento.

– Sensibilidade à luz.

– Esfregar nos olhos com a pata

– Corrimento ocular mucoso (depois de algum tempo)

– Secreção ocular com pus- mais tardiamente.


Foto: Dóris com ABCESSO DE CÓRNEA

CAUSAS:

– Trauma ou substância abrasiva (como xampu).

– Arranhadura de gato.

– Olho seco ( KCS).

– Infecção.

– Paralisia do nervo facial.

– Corpo estranho (cisco, cílio, sementes, areia etc).

As seguintes raças, todas caracterizadas por narizes curtos e olhos proeminentes, são mais susceptíveis de desenvolver este problema.

– Pug

– Boston terrier

– Pequines

– Boxer

– Bulldog

– Shih tzu

– Qualquer raça com um focinho curto (braquicéfalo).

– Gatos de focinho curto como Persas também são mais sensíveis e esse problema.

Boxers são especialmente inclinados a desenvolver casos mais graves da doença, podendo desenvolver resistência ao tratamento levando ao que chamamos de ÚLCERA INDOLENTE.

DIAGNÓSTICO:

O Médico Veterinário irá realizar um exame oftalmológico completo, incluindo uma inspeção do olho e da córnea. O uso de colírios especiais com corante pode indicar facilmente até as menores e mais superficiais úlceras ou lesões da córnea.

TRATAMENTO:

O tratamento dependerá da causa da úlcera. O uso de colirios e medicamentos tópicos como pomadas oftálmicas e o COLAR PROTETOR será indicado para mais de 90% dos casos de úlceras.

Algumas vezes é necessário medicaçao oral como antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios e mesmo auxílio de procedimentos cirúrgicos para fixar a pálpebra ou mesmo escarificar a lesão sempre acompanhado de anestesia geral.

Foto: Úlcera superficial marcada com fluresceina.

CUIDADOS:

Siga SEMPRE as instruções do seu médico veterinário. O uso do COLAR PROTETOR É IMPRESCINDÍVEL, pois o animal não sabe que tem uma lesão no olho e como a lesão causa incômodo, dor ou mesmo coceira, ele tentará coçar e isso poderá aumentar ainda mais a lesão e mesmo ferir fatalmente os olhos.

Nos casos de úlceras mais profundas, isso pode causar a ruptura da camada mais interna, ocorrendo o vazamento do líquido do interior dos olhos levando a perda da visão e do olho definitivamente.

Se a úlcera é superficial, deve curar em cerca de 4 a 7 dias. Se é mais grave, pode necessitar de tratamento extensivo e/ou cirurgia que pode durar até 30 dias. RETORNOS E REAVALIAÇÕES DEVEM SER FEITAS ATÉ A ALTA DO ANIMAL.

Aqui no Hospital Veterinário Pet CareServiço de Oftalmologia atende com hora marcada e as Emergências oftalmológicas tem atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano.

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias