Home / CÃES / Casos Clínicos / Tumor Venéreo Transmissível (TVT) ou Tumor de Sticker

Tumor venéreo transmissível canino (TVT), também chamado de Sarcoma Venéreo Transmissível Canino, Tumor de Sticker ou Sarcoma Infeccioso é um tumor hitiocítico dos cães e outros canídeos transmitido de animal para animal durante a cópula (relação sexual).

É um dos três únicos tumores transmissíveis conhecidos, sendo que um outro deles é Tumor Facial, um câncer que ocorre no Diabo da Tasmânia.

As células tumorais são os próprios agentes infecciosos, e os tumores que se formam não são geneticamente relacionada com o cão hospedeiro (não se originam das células do hospedeiro)

O TVT é um tumor histiocitário que pode ser transmitido entre cães através do coito, se lambendo, mordendo e cheirando nódulos tumorais nas áreas afetadas.

TVT é mais comumente visto em cães sexualmente ativos em climas tropicais e subtropicais. A doença é transmitida quando os cães se acasalam, e pode mesmo ser transmitida a outras espécies de caninos, tais como raposas e cachorros do mato. A regressão espontânea do tumor pode ocorrer, provavelmente devido a uma resposta do sistema imune do paciente. Esse tumor não costuma dar metástase, exceto em cães filhotes e imunocomprometidos. A metástase é mais comum nos gânglios linfáticos regionais, mas também pode ser visto também na pele, cérebro, olho, fígado, baço, testículos etc.

O tumor tem um aspecto verrucoso lembrando uma couve flor e sangra com facilidade. Nos machos, o tumor afeta o pênis ou prepúcio e nas fêmeas a vagina, vulva e ânus. Como a transmissão é por contato e como os cães nos períodos de acasalamento se cheiram e se lambem, no processo de identificação e de dominância é comum encontrarmos essas lesões tumorais nos narizes, lábios, ânus, olhos além dos órgãos genitais.

O diagnóstico é por exame de citologia em esfregaço em lâmina e o tratamento é normalmente feito com quimioterapia e as vezes com remoção cirúrgica. O prognóstico para a remissão completa com quimioterapia é excelente.


 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quem não acha um cão ou gato gordinho a coisa mais linda do mundo? O sobrepeso e a obesidade, entretanto, não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde que pode trazer diversas complicações aos pets. Segundo a nutricionista veterinária Dra. Monique...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?