Com certeza, uma das maiores causas de hemorragia abdominal e morte em cães é o tumor de baço.
Os tumores de baço são silenciosos, muito comuns em animais acima de 6 anos de idade, e acabam não sendo diagnosticados precocemente pelo fato de muitos proprietários não fazerem medicina preventiva em animais mais velhos.
A incidência de tumor de baço é muito maior em cães de médio e grande porte, eles não são dolorosos na sua grande maioria, e por isto os proprietários acabam percebendo quando eles já estão sangrando.
A principal queixa de um cão com hemorragia interna é:
“Ele não quis passear hoje, está muito quieto e não quer comer.”
Se o tumor se romper durante a noite, pode ser que o dono não perceba e o animal pode não resistir.
Um problema que pode aparecer também em cães com tumor de baço é uma arritmia cardíaca. O animal vai fazer um eletrocardiograma, nota a presença de certo tipo de arritmia. O veterinário então deve desconfiar que pode ser por causa de tumor de baço, então pedimos uma ultrassonografia abdominal para excluir o problema.
Todos os cães que tem este tipo de arritmia, quando é feita a retirada cirúrgica do baço param de apresentar o problema.
O baço após a retirada cirúrgica deve ser analisado para ver qual o tipo de tumor e se necessário o animal devera ser submetido a algumas sessões de quimioterapia.
A nossa dica é de que todos os cães acima de 6 anos de idade devem fazer ultrassom abdominal a cada ano, e após 10 anos de idade 2 vezes ao ano.
Os hospitais Pet Care contam com o serviço de ultrassonografia 7 dias da semana.