A chamada tríade felina é uma doença desencadeada por uma síndrome que acomete três órgãos dos gatos: pâncreas, intestino e sistema hepato biliar. Não tem predisposição para macho ou fêmea ou idade, mas os animais adultos geralmente são os mais atingidos. Não se tem uma causa específica, o que se tem conhecimento é que as particularidades anatômicas dos felinos os deixam mais expostos a alterações nessas regiões. A microcirculação nessas áreas, os ductos comunicantes e aproximação entre estes órgãos também podem ser a razão do desenvolvimento da doença.
A tríade felina, ou tríadite felina, é um síndrome que cursa com três doenças: colangite ou colangiohepatite felina, pancreatite felina e doença inflamatória intestinal (IBD). Este síndrome apenas ocorre em gatos não tendo sido detectado em nenhuma outra espécie. A associação parece estar relacionada com um mecanismo comum de doença.
Essa é a Sabrina, ela é filha da Dra Jakeline Zanon, nossa diretora do Pet Care Pacaembu. Sabrina começou a vomitar e aí a mamãe dela já a levou para o Pet Care, fizemos ultrassom e exames e a tríade foi diagnosticada. Sabrina ficou internada e agora já está bem, recuperada e saudável na sua casa!
SINTOMAS DA TRÍADE FELINA
- Anorexia;
- Vómito;
- Diarreia crónica;
- Letargia;
- Perda de peso;
- Desidratação;
- Febre;
- Icterícia;
- Sensibilidade à palpação abdominal;
- Espessamento do intestino;
- Aumento do fígado;
- Anemia;
- Aumento de enzimas hepáticas (ALT, FA, GGT).
Diagnóstico da tríade felina
Essa doença pode gerar alterações em mais de um órgão se não for devidamente tratada. A tríade felina desencadeia uma forte inflamação que pode atingir o intestino (acarretando uma enterite ou doença inflamatória intestinal), o pâncreas (causando a pancreatite) e o sistema hepatobiliar (provocando a colangite nos felinos).
A tríade felina envolve vários orgãos e parece ter um mecanismo comum. Por isso, recomenda-se que quando o gato que sofre de uma destas doenças, se despistem as restantes.
O diagnóstico da tríade felina é difícil. Requer identificação de três doenças que têm sinais em comum. O diagnóstico mais utilizado baseia-se na análise de exames de sangue e ultrassom aos três órgãos (pâncreas, fígado e intestino).
No ultrassom poderá observar-se sinais de inflamação relacionados em estas doenças. Nas análise de sangue poderá haver neutrofilia ou anemia.
No entanto, o diagnóstico definitivo apenas o médico veterinário poderá concluir. Ele saberá qual o melhor exame e tratamento a seguir, por isso é de extrema importância que a qualquer sinal, citado acima, você leve seu gato ao veterinário e que mantenha o check up anual sempre em dia para prevenção e/ou diagnostico logo no início.
O Pet Care é um centro veterinário completo que tem veterinários especialistas em felinos e exames precisos para diagnosticar seu felino!