Home / CÃES / Casos Clínicos / Sarna sarcóptica

Este animal da foto, Jairo, foi adotado e estava se coçando muito. Pela localização e tipo de lesão desconfiamos de sarna sarcóptica. Cães com sarna sarcóptica coçam muito principalmente a região das orelhas sendo que sua borda fica engrossada, coçam muito cotovelos e patas. É lógico que conforme for se generalizando o animal vai se coçar todo. E ele coça, coça e coça o dia todo.

O tratamento é relativamente fácil e como vocês vem na foto da primeira, segunda e terceira semana, o animal evolui favoravelmente. No raspado de pele o material examinado ao microscópio encontramos o parasita que vocês vem na foto.

Após o início o tratamento o animal para de se coçar entre o quinto e o sexto dia.

Onde eles pegam sarna?

Na convivência de cães sarnentos na rua, em concentração de animais como canis com pouca higiene e sendo os filhotes os mais suscetíveis, além de gaiolas sujas onde ficam expostos. Outros locais como pet shop onde o material é pouco esterilizado como toalhas, escovas e laminas de tosa.

A maioria dos animais que atendemos com sarna são filhotes recém adquiridos de diversas raças. Eles se coçam muito e algumas vezes pessoas e outros animais da casa se contaminam também.

Animais que nunca se coçavam e começaram com muito prurido podem ter se contaminado em banho e tosa ou hotel onde ficaram hospedados.

Felizmente o diagnóstico é relativamente fácil e o tratamento também. Temos que tomar algumas medidas quanto à erradicação do parasita do meio ambiente e o problema está resolvido.

Primeira Semana


Segunda Semana



Terceira Semana

Imagem do Ácaro da Sarna Sarcóptica

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias