A foto deste animal mostra uma infecção por um ácaro chamado Demodex Canis causando o que chamamos de demodicose ou sarna negra.
Este ácaro pode ser encontrado na pele de todos os cães e gatos porém, em filhotes de cães é muito mais comum.
Nos cães adultos a doença é rara e pode aparecer nos animais acometidos por doenças hormonais (endocrinopatias) ou em animais com câncer, que estão com a imunidade alterada.
Quando a sarna demodécica não é tratada adequadamente pode ocorrer grave infecção bacteriana nas lesões, drenando assim grande quantidade de pus ou sangue.
O diagnóstico é feito observando-se o ácaro através do microscópio (como mostra a foto) de um raspado cutâneo ou técnica da fita adesiva.
Em algumas raças, como Shar-Pei e Bulldog Inglês, que apresentam pele bem espessa, é necessária muitas vezes a biópsia para fechar o diagnóstico.
Nos filhotes, o aparecimento das lesões se dá geralmente entre 3 e 6 meses de idade, apresentando em geral falhas de pelo ao redor dos olhos, da boca, das patas (como mostra a imagem abaixo) e no resto do corpo também. Não coça, mas se começar a ficar infectada, drenando uma secreção vermelho amarelada, o filhote vai coçar.
A sarna demodécica não é transmissível para outro animal da casa e nem para o homem.
Todo filhote com uma falha de pelo deveria ir ao veterinário para ser examinado e constatar se tem ou não sarna demodécica.
Quando o tratamento for bem feito, a evolução geralmente é boa. Nos filhotes a cura geralmente acontece. Nos adultos, a doença pode persistir, pois está, na maioria das vezes, vinculada a outro problema de saúde e o tratamento será por tempo indeterminado.
O tratamento em geral pode durar de 2 a 3 meses com medicação oral e banhos se necessários. Os casos mais complicados são aqueles onde houve uma generalização tomando todo o corpo do animal, causando infecções cutâneas graves.
É importante frisar que o uso de certas medicações é proibido em raças como Collie, Pastor de Shetland, Old English Sheepdog e seus cruzamentos, devido aos graves efeitos colaterais. Nestas raças, o tratamento deverá ser feito de outra forma e sempre sob a orientação de um médico veterinário.
Bom dia.
Tenho 3 dálmatas. Um casal + um filhote deles. O Pai (1 ano e 9 meses de idade) apresenta um problema na pelagem desde filhote que até então, estava sendo tratado como “fungo” (isto foi diagnosticado por um veterinário), Com a informação que o fungo não era transmissível, submetemos o casal ao cruzamento, o que gerou 14 filhotes (12 vingaram).
Recentemente o filhote (5 meses de idade) que permaneceu conosco começou a desenvolver uma falha de pêlo em volta de um dos olhos. A dona de 2 dos filhotes desta ninhada me informou que 1 deles começou a desenvolver os mesmos problemas na pelagem. O seu veterinário de confiança diagnosticou o problema como sendo a Sarna Demodécica, uma sarna INCURÁVEL e HEREDITÁRIA. Ele disse que todos os filhotes terão este problema, entretanto, nem todos desenvolverão.
Com relação a Sarna demodécica, estas informações são verdadeiras?
No post acima não se fala nada sobre a hereditariedade da doença nem que ela é incurável.
Desde já, grato pela atenção.
Atenciosamente,
Paulo H S Silva
estou tratando minha cadela de 3 anos com tetit sarnol e injeção de ivermectina são 4 doses,ela já fez 2 doses e ainda não vi resultado será que o tratamento está certo?depois que entrei no site estou bem preocupada com minha cadela o que mais devo fazer?
Ola!
Temos uma Lhasa Apso e colocamos para cruzar, na qual gerou 4 filhotes, sendo 2 femeas e 2 machos. Os machos desenvolveram uma doença de pele a partir dos 3 mes. Ficamos com 3 filhotes entre eles, um dos machos e desde entao temos lutado contra este problema, hoje ele tem 1 ano e esse problema na pele dele vai e volta, ja aconteceu 3 vezes. Levamos em 2 veterinarios e nenhum deles afirmou um diagnostico certo, disseram que é uma alergia, mais nao souberam dizer especificamente ao que, e outro disse que era problema renal. E entre essas visitas ao veterinario, ele ja tomou varios medicamentos e nada de exito, como disse as feridas vao e voltam.
Tentando achar um porque deste problema encontrei este site com aquela foto acima do cachorrinho de pelo branco e vi que é igual as feridas do meu cachorrinho. Como faço pra saber se é isso que ele tem??
Sofremos muito com esta situacao!
Obrigada!
O seu animal tem que consultar um dermatologista veterinário. Aqui no Petcare temos este tipo de especialidade e pode ser agendada uma consulta. Sem um exame completo do animal não é possível fechar um diagnóstico pois no caso da pele muitas doenças tem o mesmo aspecto e as causas são diferentes. Informe-se dos nossos preços de consulta no 3743-2142 e se não for possivel vir aqui, talvez, devesse procurar um dermatologista em um hospital veterinário de uma faculdade próximo a sua casa onde existe esta especialidade.Á disposição para maiores esclarecimentos
Obrigada!
temos um pitbull, o Jack, que hoje está com 8 meses e sofrendo com esta doença que se manifestou quando ele tinha aprox. 5 meses e desde então vai e volta. Tivemos a confirmação por 2 veterinarios e temos feito o tratamento desde então. No começo, tratamos na clinica com banhos e medicação dando continuidade em casa, depois de uns 40 dias ele ficou ótimo, mas durou muito pouco tempo e a doença voltou! E o pior é que parece ter ficado pior, como o tratamento na clinica fica muito caro e nem sabemos por quanto tempo ele ficara bom, estamos agora tratando ele em casa com ivermectina e está melhorando, mas lentamente, ele é um cão ótimo, costumo dizer que é um “pitbom” pq ele adora as crianças da familia e até as que nos visitam, é brincalhão e muito obediente e quando ele sogre nas crises mais agudas fico muito triste pois ele certamente não merecia isso! Estamos tratando ele em casa a 20 dias, qdo ele ficar bom, como posso proceder a “manutenção” para evitar que a doença volte? Hoje ele é um cão jovem e feliz, mas me preocupo como será qdo ficar mais velho.
O tratamento da sarna demodécica pode ser feito com Ivermictina ou outro medicamento similar de acordo com o peso do animal. Em alguns casos o animal pode ter infecção secundária que levaria a piora do quadro cutâneo e sangramento das feridas. Nesse caso deve ser tratado com antibióticos e banhos. Infelizmente não tem cura, mas a grande maioria dos pacientes tem uma recuperação muito boa e em alguns casos o desaparecimento total das lesões, recidivando eventalmente.
ola´,preciso urgentemente de ajuda por favor , não sei mas o que eu faço,tenho 2 pit bull mãe e filha . RIANA a mãe, e KIARA a filha ,a KIARA tem 2 anos e esta com a sarna ha 5 meses ja fiz tratamento com cetoconazol,triatox e cefalexina ,mas so amenisou enquanto estava fazendo o uso dos medicamentos citados ,apos o termino do tratamento piorou .Não sei mais o que faço,por favor me ajudem pois essas cachorras é a vida de nossos filhos e a nossa tbm . como o quadro dela esta evoluindo e ja gastei horrores com veterinarios na tenativa da cura sem sucesso,não sei mais o que fazer estou com medo que elas morra,ela esta se alimentando ,mas o corpo esta parcialmente tomado ,me ajudem ;DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA .
Recomendamos passar com um Dermatologista para identificar a origem dessa dermatopatia, pois os medicamentos citados são para tratamento de sarna, fungo e piodermite bacteriana, ou seja várias doenças. Acredito que voce precisa de um diagnóstico preciso e para isso deve procurar um especialista que vai realizar alguns exames como citologia, raspado de pele, cultura e as vezes biópsia.
é uma doença difícil mesmo. Estou com uma cadelinha vira lata que a minha filha pegou pra criar e a partir de 3 meses de vida começou a sarna negra. esta cadelinha tinha + 3 irmãos, dois já morreram pois não foram devidamente cuidados. eu sou pobre não posso nem levar ao veterinário, mas a moça que ficou com o outro que é macho levou o dela no veterinário pois também desenvolveu a doença. Ela me passou a receita e os dois estão praticamente curados.
gasta muita dedicação, pois o principal é o banho. olha a cadelinha manú ficou parecendo um monstrinho coitada, mas agora ela já está linda de novo. crescendo todos os pelinhos e comemoro com minha filha todos os dias o nascimento de mais pelos. se quiser passo a receita pelo scaner.
gostaria se possível enviar a receita que usou pr tramento do seu animal c/ sarna pois já naõ sei mais o que fazer; de tudo usei em medicamentos. com veterinario tambem. obrigada .
De banhos normal com sabonete de enxofre e no local mais afetado passe o sabonete de enxofre puro coloque o colar pra ele não lamber de banhos semanais, só com o sabonete e mais nada ele vai ficar curado totalmente eu usei este metodo no meu cão ele esta ótimo .
por favor Sirlei, me passa a receita, minha namorada está ficando louca e eu também pois a pinscher que dei de presente para ela está com esses sintomas, e ela está sofrendo mutio e nós também por vermos ela assim, levamos ela em alguns veterinários e nenhum descobre, por favor ajude
[email protected]
Obrigado
PRECISO DA SUA AJUDA URGENTEEEEEEEEEEE PELO AMOR DE DEUS,O LHASA APSO DA MINHA AMIGA ESTA COM A SARNA NEGRA JÁ GASTOU HORRORES COM ELE NO VETERINARIO E NADA DE CURAR POR FAVOR O VETERINARIO PEDIU PRA SACRIFICAR O BICHINHO MAIS EU NAO DEIXEI E PEGUEI LEVEI ELE EM OUTRO VETERINARIO :/ ME AJUDE POR FAVOR ESTAMOS DESESPERADOS ELE SÓ TEM OITO MESES 🙁 NOS AJUDE MANDE A RECEITA
O tratamento deve ser feito com banhos com Peroxido de Benzoila, usar antibiótico ,normalmente cefalexina de acordo com o peso dele e também usar um antiparasitário a base de ivermectina ou moxidectina. Infelizmente tudo isso depende de receita e não pode ser feito sem a avaliação do animal.Procure um Hopsital Escola que deve ser mais barato.
de banhos normal com sabonete de enxofre e no local mais afetado passe o sabonete de enxofre puro coloque o colar pra ele não lamber de banhos semanais, só com o sabonete e mais nada ele vai ficar curado totalmente