O quilotórax é o acumulo de líquido quiloso no espaço pleural (cavidade torácica). O líquido quiloso tem coloração branco-leitosa e é proveniente dos vasos linfáticos.
As causas de quilotórax são variadas, na maioria das vezes é considerado idiopático (sem causa definida), mas pode ocorrer pela ruptura do ducto torácico em traumas, doenças cardíacas e tumores mediastinicos (mediastino é uma região do tórax).
O grande problema é quando o quilo começa a acumular na cavidade torácica. O animal fica apático, para de comer, pode ter tosse e apresentar dificuldade respiratória.
Uma radiografia torácica pode identificar o liquido, mas deve ser feita apenas se o animal estiver bem, pois pode descompensar com a manipulação.
Existe a possibilidade de, com o ultrassom, observar a região de acumulo de liquido para realizar a drenagem com maior segurança.
Para o procedimento de drenagem do tórax o animal normalmente precisa ser sedado para permitir as punções. Após colhido, o liquido deve ser analisado.
O prognostico varia com a causa do quilotorax, quando idiopatico podemos utilizar algumas medicaçoes, mas as drenagens podem ser frequentes. Em alguns casos existe também a possibilidade de correção cirúrgica.