Uma alimentação de qualidade é fundamental para que seu cão ou gato tenha uma boa saúde. Se você é pai de pet há algum tempo, já deve ter ouvido o comentário de que a ração colorida (ou ração com corante) faz mal. Mas será que é verdade?
Ração com corante faz mal?
As pessoas comentam que a ração colorida não pode ser oferecida para os animais porque elas têm corante. Mas, de acordo com o Pet Care, “até o momento, não há evidências de riscos para os pets envolvidos no consumo de corantes”.
Ou seja, não existem provas de que os corantes possam causar doenças, como obesidade, alergias e alterações no trato urinário, por exemplo.
Por que existem as rações coloridas?
Os fabricantes de rações mais baratas costumam usar alguns recursos para atrair o consumidor, e a utilização de corantes é um deles. Eles associam as cores das rações aos ingredientes, sendo verde para vegetais, amarelo para carne de frango e castanho para carne bovina. É uma questão mais visual.
Então os corantes não podem causar alergia?
Geralmente, a alergia alimentar nos pets está associada a algum ingrediente específico da fórmula, e não exatamente aos corantes utilizados – que são estritamente regulados, sem qualquer substância tóxica aos animais. Até o momento, não temos evidências de que corantes sejam causadores de alergias em cães e gatos, ou que possam agravar problemas, como a queda de pelos.
Cachorros e gatos podem comer ração colorida?
A ração colorida não tem estudos que comprovem seus riscos. Mas normalmente são pobres em nutrientes. Por isso, é importante lembrar que você nunca deve alimentar seu pet com qualquer ração ou comida sem consultar um veterinário. É muito fácil desbalancear a dieta e o animal desenvolver deficiências nutricionais e doenças devido à alimentação inadequada.
Que tipo de ração dar para gatos e cachorros com alergia?
Para cães e gatos com alergia alimentar, pode ser recomendada dieta caseira específica para pets ou ração hipoalergênica. Se esse for o caso do seu pet, é importante agendar uma consulta com um veterinário nutricionista para que ele te ajude a encontrar uma maneira saudável e equilibrada de alimentar o seu melhor amigo.
Qual a relação entre a ração colorida e a obesidade?
A obesidade é causada pelo excesso de calorias, ou seja, quando o pet consome mais do que gasta. Quando o cachorro ou gato se alimenta de uma ração pobre em nutrientes, como costuma ser o caso das rações coloridas, ele acaba comendo mais para se sentir satisfeito, e com isso vem o ganho de peso.
É importante que o tutor siga as orientações do seu médico-veterinário de confiança sobre a quantidade, mas na dúvida pode começar seguindo as orientações de consumo do rótulo do produto para evitar ganhos e perdas de peso abruptos.
Como escolher a melhor ração para cachorros e gatos?
Os pais de pet devem procurar por alimentos de marcas idôneas, e comprá-los somente em sua embalagem original fechada, evitando rações vendidas à granel.
Além disso, é preciso se atentar à ração adequada para o seu filho de quatro patas, levando em consideração sua espécie, porte, faixa etária e condição de saúde.
Hoje, existem rações específicas para filhotes, adultos ou idosos, além de produtos destinados a cães e gatos com doenças crônicas, como diabetes, doença renal, doença hepática, obesidade, etc. Converse com um veterinário especializado em nutrição para saber qual o alimento ideal para o seu melhor amigo.
Aproveite para continuar se informando e leia mais sobre alimentação para cães e gatos.
Fonte:
Médica-veterinária nutróloga Vivian Pedrinelli, que atende no Pet Care