Home / CÃES / Casos Clínicos / PIOMETRA DE COTO. O QUE É ISSO?

A Piometra de Coto ou de Colo de útero é um problema incomum em fêmeas castradas de cães e gatas, geralmente quando os ovários não são retirados e/ou se tem algum agente infeccioso (bactéria) no local.

Essa Piometra também é confundida com uma inflamação local, muitas vezes causadas pela reação ao fio utilizado na cirurgia de castração, podendo ter ou não uma infecção associada.

Por que isso acontece?

Se durante a castração os ovários ou uma parte deles não é removida, existe então a produção do hormônio progesterona (geralmente nesse caso o animal ainda mantem os sinais de cio), fazendo com que esse resquício de útero (coto) sofra ação desse hormônio, aumentando de tamanho e produzindo o sangramento comum ao cio que por alguma razão acaba se contaminando com uma bactéria. Essas bactérias geralmente provem da vagina e causam um infecção desse liquido levando então ao que chamamos de Piometra de Coto.

Já um granuloma de coto pode ocorrer se o tecido uterino reage ao fio de sutura usado quando a cadela ou gata é castrada, podendo se infectar ou não com uma bactéria. Nesse caso não existe ovário ou hormônio envolvido nesse processo.

Como é feito o diagnóstico.

Normalmente a suspeita acontece quando um animal castrado começa a apresentar sinais de cio e/ou corrimento vaginal sanguinolento ou parecido com pus. A partir desses sinais o método de diagnóstico mais preciso é o exame de Ultrassonografia.

Exame de Rx, citologia vaginal, dosagem hormonal e exame de hemograma podem ser indicados para completa avaliação do animal.

Os sinais clínicos podem ainda incluir além dos já citados, perda de apetite, febre perda de peso e vômitos, além de beber muita água e urinar excessivamente.

O tratamento pode envolver uso de antibiótico, mas geralmente o procedimento mais indicado é a cirurgia para remoção dos ovários (se ainda existirem) e desse pedaço remanescente de útero.

A piometra de coto pode ser praticamente 100% evitada se no procedimento de castração removermos completamente os dois ovários, pelo uso de fios indicados para a sutura e tomando cuidado com possíveis infecção oportunistas no pós cirúrgico imediato.

O Hospital Veterinário Pet Care conta com atendimento 24 horas e com serviços de apoio diagnóstico para o atendimento, diagnóstico e tratamento de seu animal com suspeita de Piometra de coto.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias