Home / CÃES E GATOS / Gatos e Cachorros Com Dor Nas Articulações no Inverno: O Que Fazer e Doenças Articulares Mais Comuns

Gatos e cachorros com dor nas articulações podem sofrer mais durante o inverno. Além disso, com o envelhecimento, é comum ocorrer a degeneração das cartilagens que revestem as articulações e, por isso, é necessário redobrar o cuidado, especialmente com os pets idosos.

Como nossos filhos de quatro patas não falam, precisamos estar atentos aos sintomas para garantir o bem-estar deles. Vamos entender mais sobre as dores e doenças articulares nos pets?

Doenças articulares em cães e gatos

Uma das doenças articulares mais comuns em cães e gatos é a artrose. Ela é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, tecidos que protegem as articulações. Com o desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, provocando dor e dificultando, ou até impossibilitando, os movimentos. 

Assim como nos humanos, essa doença é mais comum em animais mais velhos. No entanto, lesões, infecções e outras doenças, como a artrite em pets e a displasia coxofemoral ou displasia do coxal, também podem afetar as articulações de cães e gatos mais jovens.

No inverno, os sintomas das doenças articulares podem se intensificar, prejudicando a qualidade de vida do seu pet.

Como saber se o pet está com dor nas articulações?

Para saber se o cachorro ou gato está com dor nas articulações, é preciso ficar atento a alguns hábitos diários. 

Se o seu pet estiver mais quieto do que o habitual, se cansar facilmente durante os passeios ou demonstrar desconforto ao ser tocado em alguma parte do corpo, pode ser que ele esteja com dor. 

Sinais de problemas articulares em cachorros e gatos

Além da observação sobre os hábitos anteriores, há alguns sinais que cachorros e gatos dão quando estão com dor, e que podem revelar ser problemas articulares. São eles:

  • mancar;
  • dificuldade para se levantar, caminhar ou subir em locais;
  • rigidez para realizar movimentos;
  • diminuição da atividade física;
  • dificuldade para abaixar a cabeça para comer ou beber água;
  • tremer, ficar ofegante e parado (sintoma típico de dor aguda).

É importante buscar orientação veterinária para um diagnóstico preciso caso observe algum desses sintomas.

Como ajudar gatos e cachorros com dor nas articulações? Veja o que fazer

A maior forma de ajudar é com a prática de exercícios físicos. No frio, os cães e gatos tendem a dormir encolhidinhos, o que pode favorecer a rigidez das articulações. Por isso, é importante manter uma atividade física moderada que, além de ajudar a controlar o peso, favorece a lubrificação das articulações. 

Peça ao veterinário orientações sobre a distância e o tempo de caminhada e as superfícies apropriadas para os passeios ou para as brincadeiras, no caso dos gatos. A atividade física precisa ser realizada na intensidade correta, para fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade do seu pet, sem agravar os problemas existentes. Além disso, é importante oferecer uma alimentação balanceada para o seu animal não ter ganho de peso.

Outras opções podem ser recomendadas por um ortopedista veterinário, como as terapias auxiliares — sendo elas a fisioterapia veterinária e a acupuntura para cães e gatos. Isso ajudará a melhorar a qualidade de vida do seu pet. 

Hoje em dia, também existem tratamentos com células-tronco para os animais, dependendo do caso.

O que dar para cachorro com dor nas articulações?

O tratamento para gatos e cachorros com dor nas articulações pode variar de acordo com a gravidade e a causa das dores articulares. Em casos leves a moderados, o veterinário poderá recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e a inflamação.  

Além disso, suplementos nutricionais, como a condroitina, podem ser indicados.

Qual remédio pode dar para cachorro com dor nas articulações?

Além dos citados anteriormente, hoje em dia existe uma medicação injetável mensal, chamada Librela, que pode melhorar muito a dor articular do cachorro e dar qualidade de vida a ele. 

Mas é importante consultar o médico veterinário para saber qual é a melhor opção de tratamento. 

Prevenção para doenças articulares em cães e gatos

A maior prevenção é com relação à obesidade canina e felina. O excesso de peso acaba sobrecarregando as articulações, agravando problemas já existentes. 

Por isso, manter o peso do seu animalzinho em dia é fundamental como prevenção e tratamento das dores articulares. O veterinário poderá prescrever uma dieta aliada à atividade física para ajudar seu pet a perder peso.

Gatos e cachorros com dor nas articulações: quais os cuidados?

Aqui estão algumas dicas importantes que podem ajudar seu pet a ter uma vida mais confortável:

  • providencie um local aconchegante para ele descansar, com uma caminha e cobertas adequadas;
  • se o seu cachorro vive em uma área externa, certifique-se de que ele esteja protegido do vento, do frio e das chuvas;
  • eleve os comedouros e bebedouros para que ele não precise se abaixar;
  • utilize uma escadinha ou rampa para ajudar seu pet a subir e descer da cama, do sofá ou do carro;
  • evite que ele suba e desça as escadas. No caso dos cães com dor nas articulações, você pode colocar um portãozinho específico para esse fim;
  • evite que seu cão fique em locais com pisos lisos, que são mais escorregadios;
  • mantenha as unhas do seu pet curtas para aumentar a tração e reduzir a tensão nas articulações.

O acompanhamento veterinário para cães e gatos com doenças articulares deve ser feito regularmente, a fim de monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento. É importante redobrar a atenção durante o inverno e com os animais idosos.

As doenças das articulações não têm cura, mas, com o diagnóstico correto, tratamento e cuidados adequados, é possível controlá-las e minimizar o desconforto, melhorando a qualidade de vida do seu pet. 

Consulte um veterinário para obter orientações específicas para pets com dores nas articulações.

Além dos problemas articulares, há também outras doenças de inverno em cães e gatos. Confira quais são elas e veja quais cuidados tomar com seu pet durante a estação. 

Conheça o caso da Penélope e seu tratamento do Librela

A Penélope é uma senhorinha de 16 anos. Com a idade, ela passou a ter dificuldade em se levantar e caminhar. Tomando as medicações adequadas e fazendo fisioterapia, hoje ela está muito melhor e veio ao Pet Care Morumbi tomar a segunda aplicação de Librela, um produto inovador que alivia a dor em cães com osteoartrite. Ficamos muito contentes, Penélope! Qualidade de vida é tudo! Conte sempre com o Pet Care.

A Penélope e o seu tratamento de dores com Librela

Fontes: 

Dra. Tatiana Mariani, veterinária ortopedista que atende no Pet Care.

VCA Animal Hospitals

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Abrir chat
Posso ajudar?
Olá!
Gostaria de agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida? Fale com a gente aqui!