Como identificar e diagnosticar a osteoartrite canina?

Compartilhe

Como identificar e diagnosticar a osteoartrite canina? 19 de julho de 2021

O que é a  osteoartrite canina?

A OA, osteoartrite canina é uma doença degenerativa e gradualmente progressiva. Apesar do nome, ela acomete também cães jovens e infelizmente, na maioria das vezes, somente é diagnosticada quando os animais são adultos e já em estágio avançado da doença. Isso acontece, porque o tutor somente consegue identificar os sinais e sintomas quando eles se tornam evidentes e aí a doença já se gravou.

Quais os sintomas da osteoartrite canina?

  • Dificuldade de locomoção.
  • Claudicação (mancar).
  • Dificuldade do pet encontrar posição para se deitar ou se levantar.

Como saber se meu cão tem osteoartrite?

A melhor forma de diagnosticar a osteoartrite canina é por meio do acompanhamento com o médico veterinário, pois a OA muitas vezes acomete cães jovens, e os tutores só percebem que algo está errado quando o cão é adulto e a doença a doença já está avançada. Portanto, a a melhor forma de diagnosticar e prevenir doenças o quanto antes é por meio de check-ups periódicos.

Os médicos veterinários tem ao seu alcance algumas ferramentas desenvolvidas pela Elanco Saúde Animal com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença, por meio de questionários os veterinários conseguem determinar de forma objetiva a gravidade da doença e fazer o seu monitoramento.

Um desses questionários é voltado para o tutor que preenche as informações por meio de perguntas objetivas sobre o estilo de vida, capacidades e limitações do cão.   O outro é para que os médicos veterinários possam monitorar o animal e classificar os cães conforme o estágio da doença: leve, modera ou grave.

Tratamento da osteoartrite canina

Um dos medicamentos usados para o tratamento de osteoartrite em cães é o Galliprant™ que atua no tratamento da dor e inflamação. Com ele os cães conseguem voltar a brincar, voltam a se exercitar, melhoram a força e postura, além de melhorar significativamente sua qualidade de vida, o que é muito importante!

Prevenção da osteoartrite canina

A melhor forma de prevenção é por meio de atividades físicas leves e moderadas, evitando subidas e terrenos irregulares, evitar chão escorregadio, e verificar se o pet está bem acomodado e protegido ao repousar.

Leve seu pet ao veterinário regularmente. O Pet Care tem especialistas em ortopedia veterinária e estão aptos ao diagnosticar e tratar cães com osteoartrite. Marque uma consulta com um dos nossos especialistas.

Fonte: www.elanco.com.br

botao - Como identificar e diagnosticar a osteoartrite canina?

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394 6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia