Home / CÃES / Casos Clínicos / Paralisia Aguda em Dachshund ou Teckel (Basset,Salsicha)

Paralisia Aguda em Dachshund ou Teckel (Basset,Salsicha)

05 / mar / 2012

Dachshund ou Teckel ou ainda chamados popularmente Basset, Salsicha, são cães que sofrem  de paralisia aguda dos membros posteriores. Isto ocorre  devido a um problema de coluna: a hérnia de disco (geralmente da região toraco lombar).

Os primeiros sintomas são importantíssimos de reconhecer:

Animal arqueado, recusa-se a andar ou anda com dificuldade, não consegue se levantar, olha a escada e não quer subir nem descer, não quer comer, por vezes fica muito ofegante devido a dor, fica com uma das patas traseiras levantada, não consegue urinar (sinal gravissimo), etc.

As primeiras providencias são:

Não deixe o animal se locomover, faça uma restrição de espaço (como colocá-lo no box do chuveiro) ou em gaiola. Com todo o cuidado leve-o ao veterinário. Não deixe subir ou descer nenhum obstáculo (exemplos:carro, escada…)

Muitos animais  ao tomarmos estes cuidados terão uma evolução muito melhor e  às vezes por um pequeno descuido o animal pode ficar paralítico para sempre.

Aqui no PetCare quando recebemos animais com estes sintomas, são prontamente examinados e se houver realmente a suspeita de hérnia de disco todo cuidado  deverá ser tomado.

O plano de tratamento varia conforme o exame neurológico e o grau de dor  que o animal sente. O confinamento em gaiola é imprescindível, medicação anti inflamatória  e analgésica e em casos onde o animal não estiver conseguindo urinar, devemos deixá-lo sondado.

Quanto ao exame neurológico, avaliamos a sensibilidade dos membros posteriores, se ainda sentem dor profunda ou não. Os casos onde o animal não apresenta mais dor profunda são considerados gravíssimos e a chance da reversão do quadro  é uma cirurgia  de emergência num período menor que 24 horas de quando o problema começou.

Animais que sentem dor profunda iremos decidir conforme o caso pela cirurgia ou não, dependendo dos exames de tomografia, ressonacia magnética ou mielografia (RX com contraste da coluna).

Alguns casos o material herniado é tão grave que causa uma mielomalácea, isto quer dizer,  degeneração total da medula que acaba se liquefazendo e o animal morre. Alguns animais  paralisam para sempre, outros se recuperam em diferentes graus, vão precisar de muita fisioterapia, acupuntura e as vezes irão ter que usar carrinhos.

O Billy, este dachshund, está internado aqui no PetCare onde chegou esta noite paralisado e sem conseguir urinar sozinho. Por hora já respondeu bem a medicação e agora decidiremos qual o tratamento iremos optar: pelo cirúrgico ou repouso em gaiola. Cada um deles tem os seus riscos e iremos  decidir pelo melhor caminho conjuntamente com o proprietário.

Este problema ocorre mais comumente em dachshund entre 6 meses à 8 anos de idade. Ocorre também em shitzus, poodle, schnauzer, lhasa apso e outras raças mas em uma casuística muito menor.

No PetCare fazemos a cirurgia de hemilaminectomia e a mini hemilaminectomia. A opção dependerá do grau de  gravidade de cada caso.

Pin It on Pinterest