O animal de estimação deve ser estimulado a praticar atividades físicas desde o primeiro ano de vida. Passeios diários na rua ou mesmo aos finais de semana devem ser estimulados sempre que possível para que eles façam parte da rotina do seu cão.
Que tipos de atividades podem ser feitas para deixar os animais mais ativos?
Para aqueles que dispõem de pouco tempo para essas atividades, sugerimos brincadeiras com bolinhas dentro de casa e mesmo colocar os potes de comida e água espalhados pela casa – assim como também o local onde o seu pet faz as necessidades –, para que ele se movimente sempre durante o dia.
Isso deve ser instituído desde filhote, pois o animal vai se mantendo condicionado, além de ser uma forma de controlar seu peso.
É muito importante que essas atividades sejam mantidas e estimuladas durante toda a sua vida, respeitando os limites impostos pela idade (diminuindo a intensidade e o tempo dos passeios com o envelhecimento).
Percebe-se nitidamente uma diminuição da resistência física e do interesse nos passeios e brincadeiras com o envelhecimento, mas se mantivermos certa rotina, o animal sempre se manterá ativo e, com isso, ganhará saúde e resistência física, diminuindo os problemas decorrentes da senilidade e do sedentarismo.