Mastocitoma é um TUMOR MALIGNO de pele muito comum em cães, correspondendo por aproximadamente 20% de todos os tumores de pele desses animais.
O Mastocitoma pode aparecer em qualquer local da pele do corpo, e pode ter uma variedade de aparência muito grande, por isso é importante avaliar todo nódulo ou “verruga” que aparece na pele dos cães.
Os oncologistas veterinários recomendam que, antes que qualquer nódulo de pele seja removido, é necessário fazer um exame de citologia aspirativa para saber se é mastocitoma ou não, pois sendo mastocitoma, cuidados prévios devem ser tomados antes de fazer a remoção cirúrgica.
O Mastocitoma é um dos poucos tumores de pele com diagnóstico seguro feito pelo exame de citologia aspirativa.
Afinal, qual a aparência do mastocitoma?
Qualquer nódulo solitário na pele ou mesmo nódulos múltiplos que tenham desde uma aparência inócua de caroços (como um lipoma), ou formação verrucosa, avermelhada, ulcerada e irritada, pode ser um mastocitoma.
Quais as opções de tratamento para Mastocitoma?
A remoção cirúrgica é a base do tratamento de TODOS OS MASTOCITOMAS caninos. Devido ao seu comportamento invasivo no local, durante a cirurgia deve-se retirar a maior parte possível de pele íntegra, o que chamamos de “margem cirúrgica”, para evitar que o tumor cresça novamente no local por ter ficado “uma parte dele” ali na pele que, aparentemente, parece normal.
Depois de retirado cirurgicamente, deve-se enviar o tumor para uma avaliação com o patologista para identificar o grau de malignidade e então instituir a quimioterapia mais adequada.
Por essas características de malignidade e de invadir outros órgãos ou de se espalhar pela pele, é muito importante um diagnóstico precoce, e então realizar a cirurgia o quanto antes, pois esses tumores crescem muito rapidamente.
Nós do Pet Care, recomendamos avaliações da pele de todo cão em casa mesmo e caso identifique nódulos, verrugas ou pólipos cutâneos, leve ao veterinário para avaliação e exames.
O sucesso do tratamento do Mastocitoma depende muito da precocidade do diagnóstico e instituição do tratamento com a equipe oncológica o quanto antes.