Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Compartilhe

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado 06 de setembro de 2021

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência por cães; ele é conhecido como carrapato marrom ou carrapato urbano, e seu nome científico é Riphicephalus sanguineus.

Geralmente encontramos esse parasita indesejado escondido em locais em que o cão vive, seja em um canil ou casinha, em uma área específica do quintal onde o cão passa a maior parte do seu tempo, e até mesmo dentro de casa, se esse é o local em que seu amigo vive.

Podemos encontrar esses carrapatos nos pisos cimentados (não na grama), mas o comum é que eles subam pelas paredes ou móveis, e se escondam em uma fresta que ofereça a eles segurança para fazer suas mudas ou colocar os ovos.

Dessa forma, a cada mudança de fase de vida completada nessas frestas, eles descem ao chão e procuram o cão, subindo no mesmo e iniciando a alimentação com seu sangue, o qual chamamos de repasto sanguíneo. As fêmeas adultas podem ficar muito grandes e visíveis aos nossos olhos, assemelhando-se a feijões, mas os machos adultos não alteram seu tamanho, permanecendo iguais.

Após a fêmea adulta se alimentar, num processo que pode levar vários dias, elas voltam a se esconder no ambiente para realizar a postura dos ovos em um local seguro, sendo normal uma média de 4 mil ovos colocados por uma única fêmea! Esses ovos se desenvolvem ao longo dos dias, e quando eclodem, liberam as larvas; essas por sua vez, após se alimentarem, se transformam em ninfas, que por fim se desenvolvem e dão origem ao carrapato adulto, reiniciando o ciclo.

O controle de infestações por carrapatos é muito importante, não só porque podem causar anemia a depender da quantidade de parasitas sugando o sangue do cãozinho, gerar muito desconforto e até problemas de pele, mas porque esses parasitas podem transmitir doenças muito sérias com elevado risco de morte se não tratadas: as principais transmitidas pelo carrapato urbano são a erliquiose e a babesiose, conhecidas popularmente no geral como “doença do carrapato”.

Mas afinal… onde meu cão pode ter contato com carrapatos e se infestar?
Os cães podem adquirir os carrapatos em praças, parques, pet shops e até mesmo em casa, pois esses parasitas escalam muros, podendo vir então de casas vizinhas que estejam infestadas.

Importante lembrar que só 5% de toda a população de carrapatos são encontradas no cão; os outros 95% estão no ambiente, e por isso a proteção durante o ano todo no seu animalzinho e o tratamento do ambiente, se estiver sob seu controle, se fazem tão necessários! Todos os animais do ambiente devem ser tratados, a fim de evitarmos que a infestação se perpetue e o parasitismo no animal desprotegido lhe cause algum dano.

Simparic é um comprimido saboroso, que age em carrapatos a partir de 8 horas, trazendo rapidez, eficácia e segurança. Pode ser administrado a cada 35 dias, a partir de 8 semanas de vida. Além disso também protege e trata os três tipos de sarna, além da alta eficácia para pulgas, a partir de 3 horas da administração do comprimido!
Consulte sempre um médico-veterinário para que ele lhe indique o melhor tratamento para seu cão!

botao - Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 93224-3449

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia