Home / CÃES / Casos Clínicos / Manchas nos Olhos: Pode Ser Flórida Spots

Manchas nos Olhos: Pode Ser Flórida Spots

23 / mar / 2012

Florida Spots ou Ceratopatia Tropical é uma doença ocular caracterizada pela presença de manchas esbranquiçadas na córnea.

É mais comumente observado em cães e gatos, mas também pode ser visto em cavalos e pássaros. Nos Estados Unidos, essa ceratopatia é muito comum em animais domésticos que vivem na região sudeste do país – região mais quente e úmida.

Em outras partes do mundo, inclusive o Brasil ela se limita a regiões tropicais e subtropicais e é também conhecida como Ceratopatia Tropical.

Essas pequenas opacidades que variam em tamanho de 1 a 8 milimetros de diâmetro, podem aparecer em ambos os olhos, concentrando-se mais no cento da córnea e tornando-se mais difusas na sua periferia. Não existem sintomas, nem desconforto ou alteração na visão e não há resposta a tratamento, quer seja com drogas anti-inflamatórias ou antibióticos.

A causa não é definida, mas estudos realizados através de exames histopatológicos das córneas afetadas reforçam a hipótese de ser causada por um tipo de micobactéria.

O seu veterinário é quem pode confirmar essa suspeita e se assim for, o animal deverá ser avaliado periodicamente para verificar se não tem outra doença ocular ou alterações que prejudiquem a sua visão. Para a Florida Spots, não é necessário nenhum tratamento.

Aqui no Pet Care os nossos clínicos ou o Serviço de Oftalmologia pode confirmar essa suspeita e fazer as orientações necessárias para outros cuidados com os olhos do seu Pet.

Pin It on Pinterest