Este gato da foto, Felix é a típica aparência de um gato hipertireoideo. (foto – clique na imagem para amplia-la)
Hipertireoidismo é uma doença que acomete gatos mais velhos e os sintomas são decorrentes do aumento de hormônio produzido pela tireóide causando emagrecimento apesar da fome excessiva. Outros sintomas são pelos opacos, hiperatividade (gatos ficam caminhando de um lado para outro e não conseguem dormir), agressividade e podem ter uma seqüela que é a cardiomiopatia hipertrófica (aumento considerável dos músculos cardíacos) podendo ter morte súbita.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico, ultrassonografia e exame de sangue. Esta doença tem tratamento.
Nesta foto vemos o Felix que tem a doença assim como sua irmã. Ele não está respondendo bem à medicação por hora, mas… como vemos no filme a parte em que gatos hipertireoideos são agressivos, Felix é uma exceção (filme). Ele só tem amor para dar!
Tenho uma gata com quase 10 anos que está apresentando estes sintomas, e é como Felix, não é agressiva, levei-a hoje ao veterinário, gostaria de saber mais sobre o tratamento, e qual o melhor tratamento.
Grata
O diagnóstico é feito pelo exame clínico, ultra som de tireoide e dosagem do hormônio T4. O tratamento é feito com o medicamento Tapazol de acordo com a avaliação do Médico Veterinário.
Minha gatinha Íris de 13 anos é como ele, magrinha, mas calminha e meiga. Às vezes tem comportamento estranho. Já teve uma espécie de convulsão, gosta de comer, mas com o Tapazol ficou mais tranquila e come regularmente. O que me preocupa é que não levo em especilaista e a dosagem causou hipotiroidismo. Tenho medo que comprometa outros órgãos como os rins e que ela piore. Perdi a um mês o Lewis de 17 anos com insuficiência renal crônica e não aguentaria ter que aplicar soro nela tão cedo. Como saber se a dosagem está correta agora? Ela está tomando 2,5mg uma vez por dia desde domingo, 04/03. Especialista são muito caros. Onde poderia levá-la a um preço mais acessível?
Rcomendo fazer a dosagem do T4, além de avaliação cardiaca e renal (orgãos comprometidos pelo Hipertireoidismo e com o seu tratamento). No seu caso sugerimos que passe em atendimento em algum Hospital Escola de Faculdades de Medicina Veterinária, onde o atendimento também não é gratuíto, mas é muito mais em conta. Aqui em São Paulo, recomendamos os Hospitais Escolas da USP (Butantã), UNIP (Cantareira), Anhembi-Morumbi (Móoca), Metodista (São Bernanrdo), Unisa (Interlagos), FMU (Morumbi), UNG (Guarulhos).
Outras dúvidas nos avise