Agora no Carnaval internamos a Jade, uma Pastora de Shetland de 14 anos de idade, paciente do Pet Care há muitos anos com diagnóstico de cardiopatia crônica em tratamento e que nos últimos dias vinha apresentando apatia e muito cansaço.
Depois do exame clínico, e de mensurarmos a pressão arterial, que acusava uma pressão muito baixa (em torno de 70 mmhg), foi internada e encaminhada para o exame de Ecocardiograma onde foi diagnosticado o quadro de HIPERTENSÃO PULMONAR secundário a cardiopatia. Saiba mais sobre essa doença silenciosa bastante comum em cães mais velhos.
Hipertensão Pulmonar em Cães
Receber um diagnóstico de doenças do coração para o nosso cão ou gato pode ser assustador, especialmente quando ele também tem o diagnóstico de HIPERTENSÃO PULMONAR. Apesar da gravidade da doença, muitos cães podem ter os sintomas controlados, especialmente se o diagnóstico for precoce.
Mais uma vez ressaltamos a importância das avaliações periódicas com exames de ecocardiograma.
Afinal o que é a Hipertensão Pulmonar?
A hipertensão pulmonar é um termo usado para descrever o aumento da pressão nas artérias do pulmão. O aumento da pressão arterial pulmonar é inteiramente separada da hipertensão arterial sistêmica – Normalmente o cão com Hipertensão Pulmonar (pressão alta no pulmão) tem uma Hipotensão sistêmica (pressão baixa no resto do corpo).
Causas: As causas da Hipertensão Pulmonar podem ser de origem pulmonar ou sistêmica.
Causas de origem pulmonar:
-Pneumonia
-Bronquite
-Câncer pulmonar
-Síndrome da angústia respiratória do adulto
-Trombose-tromboembolismo pulmonar (coágulo sanguineo nos vasos pulmonares)
Causas extrapulmonares (hipóxia crônica com níveis inadequados de oxigênio que chega aos tecidos do pulmão):
-Doenças da adrenal (hiperadrenocorticismo)
-Doença renal com perda de proteínas.
-Inflamação do pâncreas
-Doença cardíaca do lado esquerdo do coração
Dirofilariose (doença do verme do coração)
-Câncer
-Infecção
-Obesidade ou de causa desconhecida.
Os sintomas:
Os sintomas de HIPERTENSÃO PULMONAR incluem tosse, vômito, fraqueza, intolerância ao exercício, respiração rápida e superficial, cianose (mucosas azuladas), desmaios, hipotensão arterial sistêmica, dificuldade respiratória, inchaço abdominal e sinais de insuficiência cardíaca.
Diagnóstico:
O exame de Ecocardiograma pode ser essencial no diagnóstico da Hipertensão Pulmonar, auxiliado com radiografias de tórax e exames laboratoriais.
Tratamento:
Deve-se tratar a causa se identificada, e dependendo da gravidade da hipertensão pulmonar o uso de medicamentos é essencial. O tratamento mais eficaz para a hipertensão pulmonar é com o sildenafil (Viagra).