Este cãozinho da foto é o Lucas, das proprietárias Valéria e Raíssa. É um Dachshund de 9 anos que recentemente recebeu alta de um quadro muito grave de hérnia de disco na região cervical (pescoço).
A ocorrência de hérnia de disco em cães dessa raça é bastante alta . Cerca de 25% deles vão apresentar esta doença, sendo a região toraco-lombar (no meio das costas) mais freqüentemente acometida.
Quando ocorrem em região cervical o quadro pode ocasionar uma dor muito forte e dependendo da gravidade pode levar a tetraplegia (paralisia de todos os membros) e até a morte.
O Lucas já vinha sendo tratado em colegas e chegou um dia ao Pet Care apresentando crise de dor muito forte e não apresentava alterações neurológicas até então. Inicialmente, foi tentado o tratamento clínico com repouso forçado em gaiola pequena e medicamentos analgésicos potentes e antiinflamatórios. Com o passar dos dias chegou a apresentar piora. Neste momento decidimos realizar o exame de Tomografia para confirmar o diagnóstico e identificar a localização exata da hérnia de disco. Antes que o quadro pudesse se agravar ele foi operado. Devido à localização da hérnia de disco do Lucas ser muito alta (vértebras mais próximas à cabeça), a cirurgia e os primeiros dias de recuperação foram bastante tensos, mas tudo correu bem.
Ontem o Lucas veio nos visitar, usando este lindo moletom. Ele está ótimo, graças a equipe do Pet Care e a sua Família que sempre esteve bastante presente no seu processo de recuperação. À partir de agora enfrentará uma série de sessões de fisioterapia e acupuntura.
O Lucas, infelizmente, para o resto da vida, terá uma série de restrições. Não poderá pular, correr muito, subir e descer escadas, camas, sofás, etc. Mas a família dele vem tirando isso de letra. Super pró ativos, mudaram toda a casa colocando comedouros mais altos para que não tenha que abaixar para comer, portões nas escadas e não estimulam ele a pular e correr.
Isso prova que em todos os casos da Medicina Veterinária um bom resultado se baseia em um tripé sendo este composto pela equipe responsável técnica, pela capacidade de resposta do paciente e pela cooperação e comprometimento dos proprietários.
Nós é que agradecemos a equipe do pet care e em especial ao Dr. Rafael que coordenou todo o processo junto com o ortopedista Dr. Denis e o especialista cirurgião Dr. Fernando Ibanes, que juntos salvaram o nosso Lucas. Um abraço a todos!
Valeria, Raissa e Michel
Sou amigo particular do Lucas , e acompanhei todo este caso clinico . Quando vejo o Lucas feliz novamente e sem as terriveis dores que o acometiam , agradeco a competencia e dedicacao de todos do Pet Care . abs Sergio Alves
Eu tenho um Teckel que está a ser medicado à duas semenas justamente com o mesmo problema , só que as dores ocorrem 1 a 2 vezes por dia e de um forma rapida é está dentro de um gaiola.
Pergunta:
Se for necessário a cirurgia, quanto tempo demora a fisioterapia e onde é feita ?
Se for necessário a cirurgia, quanto tempo demora a fisioterapia e onde é feita ?
Depende da origem da dor. Dores agudas e pontuais sugere dor cervical. O pos cirurgico e a fisioterapia depende da localização da lesão, do tipo de cirurgia adotada e da cooperação do animal. Quem pode indicar isso é o proprío cirurgião. Normalmente em cirurgias de coluna a fisioterapia somente é iniciada depois de 15 a 21 dias. Nesse periodo o animal deve ficar em repouso absoluto em gaiola. A fisioterapia é feita no proprio hospital ou em casa (atendimento domiciliar)
Tenho uma Pinscher Miniatura com suspeita de hérnia de disco. O veterinário solicitou tomografia lombar e toracica. Ele diz que a cirurgia resolve bastante mas o preço que me passaram está muito alem das minhas condições. Gostaria de saber, se possível, quanto eu gastaria fazendo esta cirurgia por aí.
Att Carlos
tenho uma femea chow chow de 7 anos que está com as patas traseiras paralisadas, estou desde julho fazendo tratamento com remédios, analgesico e antiflamatorios, mas não houve melhora e observei que nos ultimos dias ela não consegue controlar a urina e feses, foi a um veterinario que pediu um tumografia pois suspeite de hérnia de disco ou até cancer, ela toma remedio para dor diariamente caso contrato a cada movimento ela sente dor. Estou super preocupada gostaria de saber o que devo fazer, será que a cirurgia resolveria?
Primeiramente acreditamos que deveria ser feito uma radiografifa. Se ja foi feito qual o diagnostico .Que area foi radiografada?
Temos um Lhasa Apso lindo chamado Coky, com 12 anos.Ele sempre foi muito ativo, sobe e desce de todos os lugares (cama, sofa) mesmo com esta idade. Na manha da ultima quarta-feira começou o dia as 6;00 da manha caminhando pela casa inquieto. Por volta de 9;30 ele estava andando torto. Levamos ao Hospital (HVB) ele tomou uma injeção de analgesico pois demonstrava dores e regressamos para aguardar o resultado. Por volta de 14;00, ele estava completamente travado, tremia muito e nem saia do lugar. Internamos imediatamente, onde ele esta ate hoje (sexta-feira) tomando cortizona, com sonda, soro e imagino em uma gaiola pequena para restringir os movimentos. Tenho total confiança nos profissionais que o atendem. Minha duvida é quanto a uma possivel cirurgia, pois ele ja foi previamente (ainda não fizemos a ressonancia), diagnosticado com ernia de disco na cervical, entre a 2 e 5 vertebra. É arriscado este tipo de cirurgia nesta idade??? como ele podera ser tratado caso não façamos a cirurgia??? Obriagada
Se for hernia de disco cervical constata por tomografia ou ressonancia o certo é a cirurgia e tem uma pequena porcentagem de risco de morte neste tipo de cirurgia, por isto quanto mais experiente o cirurgião menor o risco.
Olá, tenho uma Yorshire de 9 anos e há duas semanas ela começou com uma dor, levamos ao hospital vet e foi diagnosticado hernia de disco. O médico que a atendeu é neurocirurgião e recomendou um tratamneto chamado Ozonioterapia, na primeira sessão ela ficou quietinha já na segunda e terceira sessão foi extremamente difícil segura-la, uma vez que a aplicação é feita no pescoço e ela chegou em casa estressada e ficou um pouco amoadinha. Queria saber qual outro tratamento que posso fazer que não seja tão “agressivo”, já que ela é muito pequena pesa 2,7kg? Fico no aguardo, obrigada.
Geralmente recomendamos repouso absoluto e em casos mais graves de hernia fazemos tomografia ou ressonancia e por vezes indicamos a cirurgia
Ola, tenho uma basset de 7 anos e meio,ela foi diagnosticada com uma hernia de disco, na T11 e T12, ela tem reflexo mas nao sente dor profunda, em um dos veterinarios que passei ele disse que nao tem chances dela voltar a andar,gostaria de saber se com uma cirurgia ela teria alguma chance,ela esta sem andar a 7 dias.
Nesses casos recomendamos cirurgia de descompressão de medula o quanto antes. Passado algum tempo da lesão a chance de voltar a andar é muito pequena. Se ainda tem dor profunda a chance é maior. De qualquer forma deve passar com um ortopedista para reavaliar o animal e da presença ou não de sensibilidade nos membros pélvicos antes de indicar a cirurgia.
tenho uma duvida, pois meu cão após a cirurgia está imóvel, o seu cãozinho reagiu como nos primeiros dias? obrigado
Leve em retorno a veteriario que o operou, para verificarse esta tudo bem e se não tem dor.
Tenho um basset (salsichinha) ele é o Fred, eu o adotei a uns 4 anos, acho q ele deve ter uns 6 anos agora. De uns dias pra cá, ele esta tendo dificuldade em andar, não sai pra fazer xixi, de noite ele começa a gemer e a parte da coluna pra tras fica td duro e tremendo, ele não deixa q eu mexa, acho q doi muito, eu estou dando um comprimido na hr q vejo q esta tendo crise do seguinte remedio: banamine comprimidos 5mg…
será q é hernia??
..
Obs: moro em Brasilia, aqui o atendimento é muito caro e no momento estou desempregada e não tenho como pagar um Veterinario..
grata
Pode ser hérnia de disco sim e nesse caso o repouso absoluto (dentro de uma gaiola) deve ser instituido até encontrar um medico para o tratamento dela (cirurgico e/ou medicamentoso). Recomendo que procure um hospital escola onde os preços serão mais em conta.
..
Olá, tenho um Sheltie de 3,5 anos de idade e, há 2 semanas, do nada ele teve um surto passeando no parque. Começou a gritar e arrastar as patinhas de trás. Em menos de 1min ele já havia voltado a andar. Corri pro veterinário, ele pediu Raio-X, que confirmou um estreitamento nas T12 e 13. Aí, ele começou o tratamento com Carproflan e Artrim, mas o fígado e estômago dele não aguentaram os remédios… tentamos mudar pra Predsinona, tbém não deu. Fizemos ressônancia magnética na PROVET e no laudo saiu uma “discretíssima” hipertrofia dos anéis fibrosos deslocando discretamente a medula espinhal, sem sinais aparentes de compressão medular nem comprometimento da medula espinhal. O disco encontra-se degenerado, com mineralização do núcleo pulposo. E uma lombarização da T13.
Ele está andando bem, aparentemente não sente dor, mas estou preocupadíssimo. Os veterinários disseram q ele está bem, mas q não poderá voltar a levar uma vida “ativa”… sem problemas, podemos levar uma vida tranquila, mas vc acha que ele pode vir a ficar paraplégico? Existe cirurgia? Qual a possibilidade de melhora com a cirurgia, caso ele volte a piorar…
Obrigado! 🙂
Tenho um dachshund de 6 anos de idade. Foi diagnosticado com 5 pontos de hérnia de disco.Ele não anda,não urina,nem defeca(só com sonda e lavagem intestinal) não se mexe mas tem sensibilidade nas 4 patas. Estou DESESPERADA,pois pode ter tido um rompimento da médula e me disseram que isso não tem tratamento e nem cura! ME AJUDEM ESTOU DESESPERADA EU FAÇO QUALQUER COISA PRA ELE SER TRATADO. Ele esta sofrendo muito ele vive gemendo.
Ola tenho uma cadela maltes com 2 nos , há 1 semana tenho reparado que as vezes ela fica tremendo , fica com o corpo duro , e passado 1 minuto volta ao normal?, gostaria se está tendo ataques ou pode ser outro problema, gostaria d ter uma resposta