Home / CÃES E GATOS / Gato e Cachorro Têm Dente de Leite?

Muitas pessoas se perguntam se gato e cachorro têm dente de leite. Assim como nós, os pets nascem sem dentes e se alimentam exclusivamente de leite materno. Aos poucos, os dentes de leite (também conhecidos como decíduos) vão surgindo, e então eles começam a se alimentar sozinhos com alimentos pastosos e sólidos, imitando suas mães. 

Esses dentes desempenham um papel importante no desenvolvimento oral dos filhotes, até que sejam substituídos pelos dentes permanentes.

Vamos entender melhor como funciona o desenvolvimento oral dos nossos cães e gatos?

Sim, gato e cachorro têm dente de leite!

Gato e cachorro têm dente de leite e eles começam a aparecer bem cedo. Nos gatinhos, os primeiros dentes aparecem a partir de 2 semanas de vida. Já nos cachorros, com 3 semanas. 

Esses dentes são menores e mais delicados do que os dentes permanentes que os substituirão mais tarde. Ao todo, os filhotes de cães têm 28 dentes de leite, enquanto os filhotes de gatos têm 26.

Os dentes permanentes dos pets surgem em qual idade?

A partir dos três meses de idade, os dentes permanentes começam a se formar e a empurrar os dentes de leite para fora. Por volta dos seis meses, a maioria dos filhotes já terá todos os seus dentes permanentes.

Gatos e cachorros têm quantos dentes permanentes?

Com relação à quantidade dos dentes permanentes, os cães adultos têm 42 dentes, cada um com uma função específica para auxiliar na mastigação, na captura de alimentos e em outras atividades relacionadas à alimentação e à comunicação. A distribuição dos dentes em um cão adulto é a seguinte:

  • 20 superiores (6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares);
  • 22 inferiores (6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares).

Já os gatos possuem 30 dentes permanentes, que são mais afiados e pontiagudos que os dos cães, por serem animais exclusivamente carnívoros. A distribuição dos felinos é:

  • 16 superiores (6 incisivos, 2 caninos, 6 pré-molares e 2 molares);
  • 14 inferiores (6 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 2 molares).

Gatos e cachorros perdem os dentes de leite?

Sim, mas a maioria das pessoas não percebe essa troca de dentes dos pets, porque eles acabam engolindo os dentes de leite.

Esse período, que chamamos de dentição, pode ser estressante para os filhotes, e não é incomum eles sentirem coceira e/ou dor e passarem a mastigar objetos para aliviar o desconforto. 

Nesses momentos, vale a pena investir em brinquedos e mordedores específicos para satisfazê-los e evitar que eles estraguem os móveis da casa.

Que brinquedos e mordedores devo oferecer ao meu cão na fase de dentição?

Cães podem quebrar os dentes em brincadeiras ou quando mordem brinquedos e petiscos inadequados. Evite oferecer ossos naturais ou de nylon, bem como brinquedos e mordedores que sejam muito duros, eles são um perigo! 

Prefira brinquedos de borracha e que não soltem pedaços ou farpas, ou ossos e brinquedos com cordas disponíveis em pet shops.

Se tiver dúvida na hora de escolher o mordedor ou brinquedo, consulte sempre um veterinário.

Dente de leite do cachorro ou gato não caiu. O que fazer? 

Alguns dentes de leite, especialmente os caninos de ambas as espécies, podem não cair. O dente permanente nasce e os dois ficam juntos, como se fosse um dente duplo.

A Dra. Carla Girardi, dentista veterinária que atende no Pet Care, explica que essa condição causa desconforto, favorece a instalação e desenvolvimento da doença periodontal e, ainda, causa má oclusão. 

“Como o dente decíduo vai ocupar o espaço do dente permanente, o permanente acaba crescendo torto e não se encaixa no lugar certo. Pode acontecer de ele bater no céu da boca e perfurar ou até sair para fora da boca”, explica. 

A mordida errada, na maioria das vezes, causa o desgaste dos dentes e pode levar a inflamação e dor. Portanto, é fundamental que você observe a boca do seu pet quando ele tiver cerca de 7 meses de idade. Nesse momento, ele já deverá ter trocado todos os dentes e você vai notar se tem algum dentinho persistente.

Algumas raças pequenas, mini e toy, como Yorkshire, Poodle, Maltês, Pinscher e Chihuahua, e as braquicefálicas (de focinho curto e achatado), como Pug, Shih Tzu e Buldogue, têm tendência a reter alguns de seus dentes de leite.

Quando o dente de leite não cai, é preciso levar o cachorro ou gato ao dentista veterinário para que ele seja extraído, evitando problemas futuros.

Cuidado com os dentes de cães e gatos

Desde filhote, o cachorro ou gato precisa escovar os dentes e você deve acostumá-lo a isso. Pode ser difícil fazer com que ele se acostume, principalmente no caso dos gatos, mas com paciência e persistência você consegue.

A escovação deve ser diária para evitar que a placa bacteriana se mineralize e vire tártaro, que é a porta de entrada para a doença periodontal.

Comece fazendo carinho nas bochechas pelo lado de fora, depois levantando a bochecha e tocando a gengiva. Com o auxílio de uma gaze e um pouco de sachê, faça movimentos circulares na boca do seu pet. Um pouquinho por dia, até ele se acostumar e começar a gostar. Ofereça petiscos depois de cada escovação e elogie-o bastante, assim ele vai associar a escovação a algo bom.

Existem no mercado escovas e pastas de dentes apropriadas para os pets. Os cremes dentais costumam ser palatáveis, como a pasta C.E.T, da Virbac. Consulte o veterinário do seu pet para saber que escova e creme dental comprar.

Existe dentista para cachorro e gato? Quando ir?

Sim, existem dentistas veterinários. O ideal é que as visitas sejam anuais e, o quanto antes o pet passar pela primeira consulta, melhor. O profissional vai acompanhar o desenvolvimento da boca do seu pet desde o nascimento até a velhice, e notar rapidamente se algo não estiver de acordo.

Agora você já sabe que gato e cachorro tem dente de leite. Não hesite em procurar um dentista veterinário caso note algo fora do normal ou precise de orientações para aliviar o incômodo do seu pet durante o nascimento e a troca dos dentes.

Fontes:

VCA Hospitals.

Dra. Carla Girardi, dentista veterinária que atende no Pet Care

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias