Home / CÃES E GATOS / Dentista para pets: saiba como escolher

Não são só os humanos que precisam ir ao dentista. Cães e gatos também devem escovar os dentes e acompanhar a saúde oral com regularidade.

Se seu pet apresenta mau hálito, dor de dente, sangramento, gengivite, tártaro ou outros problemas odontológicos, é hora de agendar o tratamento dele com um especialista.

Confira 5 cuidados que você precisa ter na hora de procurar um dentista para pets:

dentista para pet cuidando de cachorro

Escolha um profissional qualificado

Uma ida ao veterinário pode parecer uma coisa simples, mas somente um especialista é capaz de fazer um trabalho eficiente na boca do seu pet.

Os veterinários especializados em odontologia são capacitados para realizar procedimentos como limpeza dental, extração de dentes, tratamento de lesões e correção de problemas de mordida. Além disso, eles também podem prescrever medicamentos e fazer recomendações alimentares para ajudar a manter a saúde bucal dos cães e gatos.

Segundo a médica-veterinária Dra. Carla Girardi, um profissional não qualificado pode cometer erros graves, como não conseguir extrair totalmente a raiz de um dente. “Deixar um fragmento provavelmente vai causar uma lesão, uma infecção e posteriormente levar a um problema maior”, exemplifica.

Durante o tratamento periodontal, os especialistas fazem uma radiografia intraoral. Toda a boca é fotografada, dente por dente. São verificadas as raízes, se existem abscessos, fístulas, corpos estranhos, comunicação entre a boca e o nariz, se os dentes precisam fazer canal e o tratamento ideal para cada indivíduo.

Se o veterinário não for especializado em odontologia, melhor evitar.

Facilidade nos exames pré-operatórios

Um bom dentista para pets vai exigir exames pré-operatórios para realizar o tratamento periodontal. É preciso ter a segurança de que tudo vai correr bem durante o tempo em que seu cachorro ou gato ficará anestesiado.

Normalmente são pedidos exames de sangue e de imagem, como eletrocardiograma e ecocardiograma. Em casos complexos, como fraturas ou até tumores, pode ser solicitada uma tomografia computadorizada para um planejamento melhor da cirurgia e garantia de uma maior cura do pet.

Centro cirúrgico equipado

Tratar seu pet em um local que tenha um centro cirúrgico especializado para procedimentos de odontologia veterinária faz toda a diferença. Na sala cirúrgica, além do equipamento odontológico, devem constar o aparelho de anestesia inalatória e o monitor cardíaco.  Além disso, a clínica deve estar equipada para realizar exames de diagnóstico de imagem, como raio-x e tomografia de crânio e dentes.

Anestesia inalatória

A anestesia geral inalatória é considerada segura para cães e gatos, desde que sejam feitos os exames preparatórios, que a anestesia seja administrada por um veterinário especializado e em um ambiente em que o profissional possa lidar com qualquer tipo de imprevisto.

A anestesia inalatória permite que o animal durma e seja mantido inconsciente  durante o procedimento cirúrgico. Seu pet precisa estar anestesiado para fazer o tratamento oral. Imagine se durante o procedimento o cachorro ou gato se mexe e acaba se cortando? E não é só isso, anestesiado ele não sente dor, não se estressa e permite que o veterinário cuide minuciosamente de toda a boca.

O médico-veterinário anestesista acompanha o paciente durante todo o tempo e está a postos para qualquer intercorrência. Mesmo se o seu pet for idoso, o procedimento é considerado seguro. Se o resultado dos exames preparatórios for satisfatório, não há o que temer.

Internação e UTI

É importante que o pet possa ser monitorado após o tratamento, enquanto acorda da anestesia e se recupera. Além disso, mesmo com o cuidado pré-operatório, todo procedimento cirúrgico pode ter complicações. O ideal é que o local tenha também uma internação ou UTI à disposição.

No Pet Care temos uma equipe de alto nível de odontologistas veterinários, equipamentos de última geração para a realização dos exames preparatórios, centro cirúrgico completo, internação e UTI para atender o seu pet. Para agendar uma consulta com um dentista para pets, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Será um prazer cuidar do seu filho.

Fonte:

Dra. Carla Maria Girardi Barbosa – médica-veterinária especializada em odontologia

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?