Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Fungo, Micose, Dermatofitose ou “Tinha”….. O que fazer?

Dermatofitose é uma doença de pele causada por um fungo e é comumente chamada de “micose”.

O fungo vive na superfície de células mortas da pele. Com o seu crescimento ele frequentemente se espalha em um padrão circular, que caracteriza a lesão. O fungo pode ser encontrado no solo, em animais e pessoas (foto em cão, gato e pessoa)

O seu animal de estimação pode adquirir uma infecção por fungo através de uma dessas fontes, podendo também transmitir para outros animais e até mesmo para as pessoas. A infecção fúngica aparece, primeiramente, como uma ou mais áreas de alopecia (sem pelos) que poderá estar avermelhada ou inflamada.

Com o avanço da infecção, ocorre a formação de crostas nessas áreas alopécicas e a lesão aumenta em tamanho e número e uma grande porção da pele pode se tornar envolvida. Alguns animais podem ser portadores, sem aparentar qualquer sinal da doença. Animais de pelo longo poderão ser tosados totalmente ou só no local das lesões para facilitar o tratamento.

A cultura de pelo é frequentemente necessária para o diagnóstico da doença e também para monitorar o progresso do tratamento. O Uso da Lâmpada de Wood (foto) pode ajudar no diagnóstico pelo aspecto fluorescente característico.

O tratamento incluem cremes e loções tópicas, medicações orais e banhos. O tipo de medicação usada frequentemente, depende da severidade da doença e normalmente o tratamento se estende por seis semanas ou mais. Todos os contactantes também deverão ser tratados, mesmo que não apresente lesões visíveis sendo que o tipo de tratamento vai depender da decisão do médico veterinário.

Devemos manusear pouco o animal se possível por 3 semanas. O contato com outros animais também deve ser evitado o máximo possível. Lavar suas mãos toda vez que manusear o seu animal de estimação. Todos os objetos do seu cão ou gato deverão ser fervidos. Devido a possibilidade de transmissão aos humanos, indica-se procurar orientações adequadas com o seu médico.

O serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário Pet Care vai ajudar no diagnóstico dessa e de todas as dermatopatias que acometem cães e gatos. Para isso é só agendar uma consulta com um de nossos Veterinários Dermatologistas pelo telefone (11) 3743 2142.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?