Home / CÃES / Casos Clínicos / EXAME DE CULTURA DE URINA: O QUE É ISSO????

EXAME DE CULTURA DE URINA: O QUE É ISSO????

05 / mar / 2013

Dentre as várias doenças que afetam a bexiga e as vias urinárias, a infecção urinária, também conhecida como cistite, é a mais comum. Normalmente por alguma razão especial, algumas bactérias entram dentro da bexiga levando à esse quadro de infecção.

Animais com essa infecção apresentam uma urina mais escura e com cheiro mais forte, podendo apresentar sangue misturado à urina, uma urina avermelhada ou mesmo de coloração marrom. Eles também tendem a urinar muitas vezes ao dia em pequenas quantidades e ficarem muito incomodados ao urinar ou na tentativa de urinar como se não saísse nada pela uretra.

Um complicação da infecção urinária é a infecção dos rins (nefrite ou pielonefrite). Nesse caso o animal tem muita dor e febre.

Para saber se o problema é uma infecção, temos que fazer um exame de urina, chamado de urina tipo I, onde pode ser identificado a presença ou não dessas bactérias. Quando encontramos as bactérias temos que tratar com um antibiótico. Nesses casos, se tivermos o exame de cultura de urina podemos identificar o nome dessa bactéria e saber exatamente qual antibiótico que consegue eliminá-la por completo.

Isso é muito importante, principalmente, em animais velhos ou que têm quadros de infecções recorrentes (infecções que vem e vão), pois muitas bactérias podem ser resistentes aos medicamentos e assim continuam a infectar a bexiga mesmo depois do tratamento.

Aqui no Hospital Veterinário Pet Care, o exame de Cultura e Antibiograma de urina fica pronto em 48 horas e isso ajuda muito na resolução das cistites tanto em cães como em gatos.

Pin It on Pinterest