Se o seu animal, cão ou gato, passa a beber muita água, comer muito, urinar muito e perder peso, ele pode ter Diabetes. Assim como em humanos, o Diabetes pode acontecer em qualquer idade, mas é muito mais comum em animais acima de 5 anos de idade e em cães de raça pequena.
Se ele tem os sintomas acima, é recomendado que passe em avaliação com o Médico Veterinário para fazer um exame físico, dosar a glicemia, fazer um exame de urina e, se for o caso, ele vai recomendar outros exames. O diagnóstico pode ser rápido com a simples dosagem de açúcar em uma gotinha de sangue.
Infelizmente, não existe cura para o diabetes, mas tem tratamento e manejo que pode fazer com que o animal tenha uma vida praticamente normal, limitado a rotina de receber aplicações de insulina todo dia e de ter um controle rigoroso da dieta e nas atividades físicas.
Como em outras doenças crônicas, ele deve sempre ser reavaliado pelo Médico Veterinário, para controle de peso e controle da glicemia, pelo menos, a cada 4 meses.
Cuidados com o animal diabético:
– Se for fêmea, tem que ser castrada.
– Controle de peso. O animal diabético controlado não pode perder peso.
– Controle da glicemia.
– Controle rigoroso de dieta, com horários certos para comer e com comida especial indicado pelo Veterinário.
– Exames de urina periódicos para controlar glicemia e possíveis infecções.
– Exame com oftalmologista, pois alguns animais diabéticos podem desenvolver catarata nos olhos.
O Hospital Veterinário Pet Care conta com uma equipe de Endocrinologistas sob orientação da Dra. Márcia Jericó e do Dr. Éric Vieira Januário em dois endereços. As consultas podem ser agendadas pelos telefones (11) 3740-2152 – Morumbi e (11) 4305-9755 – Pacaembu.