Home / CÃES / Casos Clínicos / Doenças Crônicas de Pele em Filhotes

Seu cachorro ou gato, mesmo com menos de 1 ano de vida, apresenta problemas de pele e coceira em excesso?

Os animais com menos de 1 ano de idade também podem apresentar doenças crônicas de pele, sobretudo as alergias. As raças mais acometidas são Poodle, Shih Tzu, Lhasa Apso, Golden Retriever, Labrador e Yorkshire.

O animal pode apresentar alergia desde os 6 meses de idade. O principal sintoma desta doença é o prurido ou “coceira”. No início o animal apresenta este sintoma mesmo sem ter outras lesões de pele. Ou seja, apesar da coceira, quando examinamos a pele com atenção, não encontramos outras alterações. Com o passar do tempo, surgem outras lesões, como falhas no pelo, vermelhidão na pele ou pequenas espinhas pelo corpo.

Os locais onde o animal apresenta mais coceira são ao redor dos olhos e boca, as patas (principalmente na região dos dedos) e também orelhas, sendo uma das causas mais comuns de otite. A lambedura excessiva das patas pode ser também um indício de alergia.

Há três principais tipos de alergia em cães: alergia à picada de pulgas ou carrapatos, alergia a alimentos e a chamada atopia, ou seja, alergia a substâncias do ambiente, como ácaros de poeira ou pólens de plantas.

O diagnóstico da alergia deve ser feita com base na exclusão destes fatores acima mencionados, de forma sistemática.

Podemos utilizar, na dependência de cada caso,  tanto medicações de uso crônico quanto vacinas para o controle de alergia. As vacinas são produzidas após realização de um teste para identificação das substâncias causadoras de alergia, chamado de teste intradérmico, também à disposição dos clientes do Pet Care Hospital Veterinário.

Como a alergia não tem cura, e sim controle, devemos sempre reavaliar o animal, para ajustar a dose dos medicamentos utilizados e averiguar possíveis efeitos colaterais das medicações usadas ou lesões de pele presentes.

Portanto, caso o seu animalzinho apresente coceira excessiva, mesmo sem outros problemas de pele, o Pet Care oferece, em suas duas unidades, atendimento em dermatologia veterinária, para o acompanhamento de seu cãozinho com alergia. Ligue para 3740-2152 (Morumbi) ou 4305-9755 (Pacaembu) para o agendamento de sua consulta.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias