Pode ser muito mais do que um estresse… Pode ser Edema Pulmonar não Cardiogênico – Edema Neurogênico.
Nessa semana atendemos o Teco, um filhote de Shih Tzu de 3 meses de idade que se estressou muito no Banho realizado em um Pet Shop, apresentando dificuldade respiratória imediata com sangramento nasal.
Ele foi atendido em emergência, internado, recebendo suporte respiratório (cateter nasal de oxigênio) e medicações de suporte. Já está internado há 48 horas, mas ainda apresenta dificuldade respiratória quando fica sem oxigênio. Mesmo assim o prognóstico dele ainda é bom e em breve deve receber alta.
A nossa recomendação aqui no Banho e Tosa do Pet Care é de que se o animal se estressar muito ou relutar ao procedimento de banho e tosa o mesmo deve ser interrompido para evitar esse tipo de problema.
Edema Pulmonar Neurogênico (EPN) é a forma de edema pulmonar que não tem origem cardíaca (mais comum em animais idosos), muito comum em animais jovens braquicéfalos (Lhasa Apso, Shih Tzu, Pêquines etc) e mesmo em outras raças como Yorkshire, Poodles, Cocker Spaniel entre outros, submetidos a alguma forma de agressão ao sistema nervoso central ou estresse respiratório.
As quatro causas mais comuns identificada em medicina veterinária incluem:
– TRAUMATISMO CRANIANO (pancada na cabeça ou acidente de queda);
– CONVULSÕES;
– CHOQUE ELÉTRICO (morder fios elétricos);
– OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS SUPERIORES (afogamento ou mesmo se engasgar com comida, dificuldade respiratória por estresse ou calor).
Esses animais podem apresentar edema pulmonar que se resolverá em questão de horas ou apresentar evolução desfavorável com grande perda de líquidos e proteínas no espaço pulmonar, causando dificuldade respiratória grave.
SINTOMAS:
Os sinais clínicos dependem do tipo de agressão e consequentemente da extensão da área pulmonar envolvida. Os sinais respiratórios são similares daqueles apresentados por qualquer animal com doença pulmonar:
– Taquipneia (respirar muito rápido).
– Língua cianótica (língua roxa).
– Falta de ar – Respirar com a boca aberta.
– Barulho de líquido nos pulmões ( tosse produtiva – úmida).
– Sangramento espumoso pelo nariz e boca.
– Desmaio e óbito.
DIAGNÓSTICO:
O Diagnóstico é feito baseado na história de estresse ou acidentes acima descritos, seguidos de dificuldade respiratória. O diagnóstico conclusivo é feito com exame de rx de pulmão onde se observa o edema pulmonar (presença de líquidos nos pulmões, principalmente nos lobos caudais).
TRATAMENTO:
O tratamento é principalmente de suporte indicado para qualquer animal com estresse respiratório: (oxigenioterapia, sedação e diminuição da temperatura corpórea)
PROGNÓSTICO:
O prognóstico depende da severidade e da extensão do edema. Os mais graves são aqueles provenientes do traumatismo craniano e obstrução de vias aéreas superiores. Esse tipo de edema responde pouco aos diuréticos e pode evoluir desfavoravelmente nas primeiras 48 horas mesmo sob tratamento.