Home / Uncategorized / Diarréia em Filhotes: Parvovirose ou Coronavirose?

Coronavirose e Parvovirose Canina ainda podem ser consideradas as principais causas de diarreias virais em filhotes de cães. Clinicamente, não podemos distinguir as duas infecções na sua evolução, mas sim no seu final, porque enquanto a coronavirose raramente mata o paciente a parvovirose canina, muitas vezes o faz.

Coronavírus canino é muito comum na população canina em todo o mundo. Esse vírus invade as células de crescimento rápido do intestino causando náusea, perda de apetite, vômitos e muita diarreia. É basicamente uma doença de cães. Esses vírus são então eliminado nas fezes junto com a diarreia e pelo vômitos contaminando o ambiente e os outros cães. Como existe uma variação muito grande entre o vírus da coronavirose (varias cepas) a manifestação clinica também pode variar de cão para cão.

A maioria dos cães infectados com coronavírus se recuperam sem ficar doente ou após uma doença muito leve que as vezes o proprietário nem percebe. Leve inapetência, fezes mais moles e um ou dois episódios de vômitos e depois já ficam bom. Sabemos disso porque a maioria dos cães adultos têm anticorpos para essa doença o que indica que eles foram em algum momento expostos ao vírus.

Esse vírus no ambiente é bastante sensível a detergentes diferente do Parvovírus, que é muito resistente e muito mais difícil de ser eliminado.

A Coronavirose é transmitida de cão para cão através de fezes infectadas, ambiente contaminado, saliva e fômites (vasilhas, roupas e coleiras contaminadas de fezes) e mesmo com as mãos contaminadas ao manejar um animal doente.

Como são os sintomas dessa doença?

O principal sintoma de Coronavirose em filhotes é diarreia aquosa, sem muco e sem sangue, diferente da parvovirose que apresenta diarreia com muito sangue. Alguns filhotes de cães com a doença tem vômitos enquanto outros não. Assim as diarreias causada por coranovirose são muito menos violentas e graves do que aquelas causadas pela parvovirose.

A Diarreia por Coronavírus normalmente dura de 2-4 dias e a maioria dos filhotes se recupera muito bem se tratados e acompanhados pelo Médico Veterinário . Se os filhotes morrem, há geralmente outros problemas ou doenças associadas, tais como parasitas, infecção dupla com parvovírus ou má nutrição.

Evolução da doença.

Depois de 2 a 3 dias de contato e ingestão do vírus ele já pode ser encontrado no intestino delgado levando então a diarreia que dura de 2 a 7 dias, devido a lesão que o vírus causa na parede do intestino. A maioria dos cães infectados eliminam o coronavírus em suas fezes por 6 a 9 dias, mas em alguns filhotes podem durar muito mais tempo. A maioria dos filhotes se recupera depois de alguns dias da diarreia e da falta de apetite, voltando a ganhar peso novamente. Eles raramente têm febre.

Como tratar esse filhote?

Não há tratamento específico para a coronavirose assim como para a maioria das viroses e o tratamento visa controle dos sintomas e correção da desidratação que poderiam causar grande debilidade do animal levando a óbito se não acompanhado pelo Médico Veterinário. Por isso todos os pacientes devem ser internados até o desaparecimento dos sintomas.

Como prevenir essa virose?

A vacinação preventiva de filhotes é a melhor forma de controle da doença e assim os filhotes devem ser vacinados contra a coronavirose a partir de 8 semanas de idade. Os cães adultos não precisam de reforços anuais.

Ausência de vermes intestinais e receber uma alimentação de qualidade diminui a chance de contaminação visto que animais debilitados ficam mais susceptíveis a virose. Evite o contato de filhotes não vacinados com cães de origem desconhecida ou ambientes contaminados,assim como aglomerações, instalações sujas, grande agrupamento de cães, e todos os tipos de estresse que podem favorecer os surtos da doença.

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Seu cachorro perdeu a cinturinha? Tem acúmulo de gordura no peito, no pescoço ou na base da cauda e não dá nem para sentir as costelas? Fica cansado na hora de passear? Você chegou à conclusão de que ele está obeso. E agora? Existem alguns fatos que você precisa saber...

Alimentação natural para pets: sim ou não?

Alimentação natural para pets: sim ou não?

A busca por qualidade de vida e uma saúde melhor faz as pessoas optarem por uma alimentação mais saudável, com alimentos frescos. Essa reflexão acaba se estendendo aos pets, mas será que no caso deles a alimentação natural é mais indicada do que a ração? Vamos...

Mais Categorias