Animais paralisados ou simplesmente animais velhinhos com dificuldade de locomoção, incontinência urinaria ou que ficam muito tempo deitado requerem cuidados paliativos.
Animais velhinhos são como pessoas velhinhas! Já não controlam a urina, ficam muito tempo deitado e tem dores articulares. Tudo isso associado a uma diminuição das atividades físicas pode fazer com que necessite de cuidados intensivos e um olhar mais cuidadoso em pequenos sinais de dor, desconforto ou cheiro desagradável.
Na semana passada atendemos a Vitória, SRD de 4 anos de idade que apresenta dificuldade locomotora ( de andar) dos membros pélvicos (patas traseiras).
Essa dificuldade tem origem em uma fratura antiga na coluna que também causa a incontinência urinária. Essa associação de dificuldade de locomoção e incontinência urinária leva a uma “assadura” da região perivulvar que causa muita dor e desconforto. No caso da Vitória, um pequenos descuido de manejo associado a uma infecção de pele levou a dermatite perivulvar.
Vitória antes do tratamento
Além de tudo isso ela tinha uma infecção urinária e precisou ficar sondada (sonda na bexiga) por alguns dias para controlar a irritação da pele.
A dermatite perivulvar acontece pelo acúmulo de urina, associado a dobra da pele mantendo essa região constantemente úmida. Muitas vezes o animal urina deitado sem perceber mantendo um contato muito intenso da urina com a pele levando a irritação. O Tratamento requer limpeza com sabonete bactericida, creme hidratante, antibiótico e mudança de manejo.
Fisioterapia, acupuntura, uso de carrinhos e andadores, medicamentos para controle de dor e avaliação periódica do Médico Veterinário, devem fazer parte dos cuidados paliativos. Como o animal não fala, somente uma avaliação cuidadosa do proprietário pode evitar complicações e evoluções desfavoráveis.
Hoje ela já esta melhor da dermatite e com certeza vai para casa para continuar a receber os cuidados de sua zelosa proprietária.
Vitória pós tratamento
.