Neoplasia com localização não usual em cão.
A Bia é uma dog alemã de 12 anos muito querida pela sua dona que tem vários outros animais.
Ela foi atendida em nosso Hospital Veterinário com dificuldade para defecar e urinar há algumas semanas.
Ao realizarmos os exames de raio-x e ultrassonografia abdominal diagnosticamos a presença de um massa (supostamente um tumor) que comprimia a uretra e o reto bem na região do púbis (bacia).
O problema piorou rapidamente e só conseguíamos esvaziar a bexiga por meio de sondagem e evacuar estava quase impossível apesar de dieta líquida e laxantes.
A proprietária e a nossa equipe decidiram tentar uma cirurgia apesar da gravidade do caso e do local onde a massa se encontrava.
A cirurgia foi muito delicada e agressiva ao mesmo tempo, na qual serramos e retiramos uma parte do coxal (bacia) para conseguirmos atingir e remover o tumor. Uma vez retirado, recolocamos a parte retirada do osso e a fixamos novamente com fios de aço.
No momento da cirurgia, uma patologista fazia uma análise prévia para ver a origem da neoplasia e características que identificassem seu grau de malignidade. Foram feitas lâminas a partir de pequenos fragmentos congelados do tumor. A suspeita de câncer foi confirmada, provavelmente um sarcoma (neste caso uma neoplasia de tecidos moles), que na dependência de sua origem, e isto apenas será descoberto com o histopatológico definitivo, vai receber a denominação de lipossarcoma – gordura, fibrosarcoma, hemangiosarcoma – vasos, neurofibrosarcoma , condrosarcoma – cartilagem, mixosarcoma, etc.
A Bia está sendo medicada com potentes analgésicos, mas felizmente ela já está conseguindo ficar em pé.
Como o coxal (bacia) é um importante osso para a sustentação do animal, ela precisará ficar vários dias internada em repouso até a formação de fibrose e começo de calo ósseo.
Ela certamente irá para casa e com o resultado do anatomo patológico veremos a possibilidade de controlar este tumor.