Home / Uncategorized / Cachorro sente frio?

Com a chegada do outono e do inverno, as temperaturas costumam baixar muito. E, nessas horas, não são apenas os seres humanos que sentem frio, mas os animais também. A sensibilidade ao calor e ao frio depende muito do tipo de pelagem do animal. Nesse caso, os cães de pelagem curta são os mais afetados.

Os caninos podem apresentar sintomas muito parecidos com o resfriado humano, como tosses, espirros, febre e falta de apetite. É possível verificar se um cachorro está sentindo muito frio verificando a temperatura de suas orelhas (principalmente nas pontas). Quando eles estão com febre, o focinho fica quente e seco.

Uma doença muito comum nessas estações é a tosse dos canis. Para amenizar as chances de o seu pet ficar doente, siga algumas instruções:

– Não tose a pelagem do seu pet nos meses de outono e inverno;

– Diminua a frequência dos banhos no inverno principalmente;

– Use água morna para lavá-lo;

– Ao final do banho, seque-o bem;

– Evite dar banhos nele nos dias mais frios e a noite;

Ao anoitecer, prepare sempre um cantinho aconchegante para o seu pet dormir. Um tapete ou um pano são ótimas opções para protegê-lo. Para os cães que dormem em “casinhas”, verifique se o local não estará úmido por causa de chuvas, por exemplo.

Os cães de rua também sofrem com o frio. Porém, por estarem “acostumados” com o ambiente, possuem mais facilidade em encontrar opções para se aquecer.

As roupas para cães são necessárias? Embora alguns veterinários indiquem proteger os pets com “roupinhas”, esse uso pode apresentar alguns riscos à saúde dos animais de estimação como hipertermia (elevação das temperaturas do corpo), alergias, ácaros e bactérias.

Os animais de pelagem longa e acima do peso não precisam do uso de roupas, pois esses dois fatores já mantêm o corpo aquecido. Os cãezinhos de pouco pelo, caso estejam – realmente – com muito frio, pode-se usar roupas moderadas. No entanto, o mais recomendado é que se deixe o animal livre, preparando apenas um cantinho para ele na hora de dormir, evitando deixá-lo em ambientes abertos ou úmidos.

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Seu cachorro perdeu a cinturinha? Tem acúmulo de gordura no peito, no pescoço ou na base da cauda e não dá nem para sentir as costelas? Fica cansado na hora de passear? Você chegou à conclusão de que ele está obeso. E agora? Existem alguns fatos que você precisa saber...

Alimentação natural para pets: sim ou não?

Alimentação natural para pets: sim ou não?

A busca por qualidade de vida e uma saúde melhor faz as pessoas optarem por uma alimentação mais saudável, com alimentos frescos. Essa reflexão acaba se estendendo aos pets, mas será que no caso deles a alimentação natural é mais indicada do que a ração? Vamos...

Mais Categorias