Você já se perguntou se cachorro pode comer abacaxi? Sabemos que cães adoram frutas, mas essa em específico é mais ácida, e aí é normal ficarmos com essa dúvida. Será que é seguro?
Afinal, cachorro pode comer abacaxi?
Segundo a Dra. Monique Paludetti, médica-veterinária especializada em nutrição, a resposta é sim, o cachorro pode comer abacaxi. O pH dos cães (e também dos gatos) é um pouco mais ácido do que o nosso, então não há problema em dar frutas cítricas para eles.
Cachorro filhote pode comer abacaxi?
Filhotes podem comer abacaxi, assim como cães adultos, porém em quantidades bem controladas para não desbalancear a alimentação.
Pode dar abacaxi para cachorro! Mas como oferecer abacaxi para o pet?
Agora que você já sabe que pode dar abacaxi para cachorro, vamos aos cuidados. Confira abaixo quais são as indicações de como oferecer a fruta para o seu pet.
1. Dê só um pedacinho
É importante entender que esse “petisco” deve ser dado em pouca quantidade e de forma esporádica para não fazer mal ao pet.
O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que pode causar desconforto estomacal em grandes quantidades.
Além disso, é preciso estar atento às calorias. O abacaxi é rico em fibras e contém uma quantidade significativa de açúcar. Dar uma rodela de abacaxi inteira para um cão Yorkshire, por exemplo, excede muito a quantidade de calorias diárias que ele pode consumir, favorecendo o ganho de peso do animal.
Para evitar desequilíbrios nutricionais, as guloseimas e petiscos para os pets nunca devem representar mais de 10% da ingestão diária de calorias do seu cão.
2. Evite abacaxi enlatado
Pode dar abacaxi para o cachorro, mas evite oferecer o abacaxi enlatado, pois geralmente contém adição de açúcar e conservantes, que não são saudáveis para os cães.
3. Retire as partes de difícil digestão
Antes de oferecer abacaxi para o seu cachorro, retire a casca, a coroa e as partes duras da fruta, que são de difícil digestão. Apenas a polpa interna e macia é segura para o seu cão consumir.
4. Preste atenção aos sinais
Fique de olho no seu pet quando o alimentar com abacaxi pela primeira vez. Caso ele tenha diarreia ou mostrar sinais de dores de estômago, a fruta pode não ser a ideal para ele.
E se você já sabe que o seu cão tem sensibilidade no trato gastrointestinal, costuma vomitar ou mesmo ter gastrite, nem pense em dar abacaxi a ele, pois isso pode piorar os sintomas. Além disso, há outras frutas cítricas que podem ser oferecidas aos cachorros, mas também é bom evitar nesses quadros pelo mesmo motivo.
Nesses casos, há outras frutas que o animal pode comer, como banana, maçã e melão, por exemplo.
Quais são os benefícios do abacaxi para cachorro?
O abacaxi ajuda na ingestão hídrica e tem vitaminas e fibras como todas as frutas, mas especificamente um teor maior de bromelina, que é uma enzima que ajuda na digestão.
Agora você já sabe que cachorro pode comer abacaxi, mas é preciso ter cuidado com os pontos que mostramos ao longo do texto! Se estiver tudo certo e o seu cãozinho te olhar com aquela cara de pidão, você pode dar um pedacinho para ele matar a vontade — mas só um pedacinho!
Caso note algum problema, procure um médico veterinário. E aproveite para se informar também sobre quais são as frutas proibidas para cães! Confira as orientações e anote para não se esquecer.
Fontes
Dra. Monique Paludetti, médica-veterinária nutróloga que atende no Pet Care
American Kennel Club