A Cachu é uma cadela boxer com 11 anos e 5 meses. Durante toda a vida foi cliente do PetCare e muitas vezes apresentou problemas de saúde que foram todos tratados, desde problema de pele, úlcera de córnea, etc.
Em 2007 ela apresentou pequenas formações em uma mama e prontamente foi operada onde castramos e retiramos uma cadeia mamária. O resultado veio adenocarcinoma mamário grau II com as margens cirurgicas livre de tumor. Foi optado em não fazermos quimioterapia.
Em 2009 ela veio novamente pois estava com uma pequeno nódulo na pele. Foi coletado uma citologia e diagnosticamos um provável mastocitoma, tumor de pele que pode ser altamente metástatico.
Foi realizada a cirurgia para retirada do nódulo e o exame confirmou nossa suspeita de Mastocitoma Grau II , onde as margens cirúrgicas também estavam livres de tumor e nestes casos sempre indicamos a quimioterapia.
A Cachu fez todas as etapas de quimioterapia, teve alta e nos anos seguintes teve várias formações cutaneas que foram retiradas por cirurgia e até então nenhuma foi maligna.
Há 2 meses atrás veio com sintomas de dor nas pernas trazeiras, medicamos pois ela está com artrose na bacia e na avaliação detectamos presença de um tumor na cadeia mamária que restou e uma formação cutânea.
Na coleta da citologia deste tumor cutaneo o resultado veio com forte suspeita de mastocitoma novamente.
Decidimos então que deveria ser operada o mais breve possivel.
Nos exames pré operatórios tudo estava bem até fazermos um eletrocardiograma que acusava uma forte arritmia.
Esta arritmia ventricular contra indicava acirurgia totalmente. Nesta hora chegamos a uma encruzilhada. Precisamos opera-la urgentemente pois mastocitoma não se brinca, mas o coração não suportaria a anestesia.
Neste momento reunimos todaa euipe e traçamos um plano.
O cardiologista iria entrar com uma medicação para controlar a arritmia, mas comoa dose tem que ser aumentada aos poucos a Cachu ficou vindo aqui durante 4 (quatro) semanas até o coração responder a medicação.
Sentindo-se mais seguros marcamos a data da cirurgia. Uma anestesiologista veteriária ficou responsável pela anestesia, o cirurgião retirou a formação cutanea e parte da cadeia mamária restante.
Os resultados vieram como Adenocarcinoma Mamário Grau II novamente com as margens cirúrgicas livres de tumor. O tumor de pele confirmou sendo um Mastocitoma Grau II.
A Cachu está agora fazendo quimioterapia por causa do Mastocitoma, controlando a doença cardíaca, fazendo acupuntura e fisioterapia para a artrose do coxal e feliz e contente com sua dona como mostra a foto abaixo.
Lógico: todos nós do Pet Care felizes também!