Home / CÃES / Casos Clínicos / Ácido Úrico e Cálculos em Cães Dálmatas

Saiba um pouco da história desse “narizinho” do Kurt Cobain.

Uma mutação genética que causa níveis elevados de ácido úrico em todos os cães dálmatas e as vezes leva a formação de pedras na bexiga, foi identificada por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, Davis.

Esse defeito, que é característico de cães da raça dálmata, tem sido relatado por quase um século e foi provavelmente introduzido involuntariamente pelos criadores na seleção da raça.

Todos os mamíferos excretam esses resíduos na urina, mas somente os seres humanos, macacos e cães dálmatas produzem níveis elevados de ácido úrico na urina e sangue. Outras raças de cães geralmente não produzem ácido úrico.

Nos seres humanos, isso pode resultar em pedras nos rins, hipertensão e gota (uma inflamação dolorosa das articulações). Em cães Dálmatas os altos níveis de ácido úrico resultam na formação de pedras na bexiga, que muitas vezes têm de ser removidos cirurgicamente.


Kurt Cobain dormindo.

Isso aconteceu nesse lindo filhote de Dálmata que aos 30 dias de idade foi trazido ao hospital apresentando obstrução uretral causada por cálculos e cristais de ácido úrico.

Ele foi atendido, passamos uma sonda que desobstruiu a uretra e ficou sondado por 4 dias. Desde então ele tem sido monitorado para evitar novas obstruções.


Kurt Cobain dormindo.

Muitos desses cães são submetidos à cirurgias para remoção dos cálculos da bexiga e até mesmo feito uma abertura na uretra por onde os futuros cálculos possam ser eliminados sem levar a obstrução.

Por enquanto este filhote não precisou ser operado e o controle da dissolução dos cálculos está sendo feito com alimentação especial (dieta terapêutica), que provavelmente ele terá que manter pelo resto da vida.


Cristais de ácido úrico na urina vistos no microscópio

Por enquanto ele esta bem e crescendo normalmente. Hoje ele esta tendo todas as regalias e é o mascote do Hospital…..

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias