Saiba um pouco da história desse “narizinho” do Kurt Cobain.
Uma mutação genética que causa níveis elevados de ácido úrico em todos os cães dálmatas e as vezes leva a formação de pedras na bexiga, foi identificada por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, Davis.
Esse defeito, que é característico de cães da raça dálmata, tem sido relatado por quase um século e foi provavelmente introduzido involuntariamente pelos criadores na seleção da raça.
Todos os mamíferos excretam esses resíduos na urina, mas somente os seres humanos, macacos e cães dálmatas produzem níveis elevados de ácido úrico na urina e sangue. Outras raças de cães geralmente não produzem ácido úrico.
Nos seres humanos, isso pode resultar em pedras nos rins, hipertensão e gota (uma inflamação dolorosa das articulações). Em cães Dálmatas os altos níveis de ácido úrico resultam na formação de pedras na bexiga, que muitas vezes têm de ser removidos cirurgicamente.
Kurt Cobain dormindo.
Isso aconteceu nesse lindo filhote de Dálmata que aos 30 dias de idade foi trazido ao hospital apresentando obstrução uretral causada por cálculos e cristais de ácido úrico.
Ele foi atendido, passamos uma sonda que desobstruiu a uretra e ficou sondado por 4 dias. Desde então ele tem sido monitorado para evitar novas obstruções.
Kurt Cobain dormindo.
Muitos desses cães são submetidos à cirurgias para remoção dos cálculos da bexiga e até mesmo feito uma abertura na uretra por onde os futuros cálculos possam ser eliminados sem levar a obstrução.
Por enquanto este filhote não precisou ser operado e o controle da dissolução dos cálculos está sendo feito com alimentação especial (dieta terapêutica), que provavelmente ele terá que manter pelo resto da vida.
Cristais de ácido úrico na urina vistos no microscópio
Por enquanto ele esta bem e crescendo normalmente. Hoje ele esta tendo todas as regalias e é o mascote do Hospital…..