Há anos sabemos que temos que dar remédio mensalmente para nossos cães para prevenção de verme do coração, mas o que é isto?
O verme do coração, cientificamente conhecido como Dirofilaria, é um verme que chega a ter até 15 cm de comprimento e se aloja principalmente no lado direito do coração perto da artéria pulmonar. Quando a infestação é muito grande, o aspecto é de uma raiz de cebola dentro do coração.
Este verme é transmitido de uma animal para outro por meio de um mosquito que se alimenta de sangue de um animal contaminado e quando picar outro animal vai transmitir a larva do verme. Este verme se desenvolve em cães e em gatos também. Costumamos diagnosticar na maioria em cães doentes.
No Pet Care passamos muitos anos sem ver um animal contaminado, mas este ano diagnosticamos 7 (sete) novos casos.
A área onde há uma maior incidência é a região litorânea, mas já diagnosticamos vários casos de animais que nunca foram ao litoral e moram no Morumbi, animais que moram perto da Represa de Guarapiranga e um animal da região perto do Campo de Marte, alguns animais da região de Embu-Itapecirica da Serra.
Acreditamos que a falta de prevenção, área com alta densidade de vegetação e mosquitos sejam fatores preponderantes para a presença de mosquitos transmissores e de animais doentes.
Os sintomas mais comuns são tosse ocasional durante o dia, o animal se apresenta mais cansado, pode apresentar anemia, aumento do volume do abdómen devido a ascite (barriga d’agua) por mal funcionamento do coração.
O diagnostico é feito por uma simples coleta de sangue onde faremos o teste de Elisa (presença de anticorpos no sangue) mas nem sempre dará positivo. O ecocardiograma (ultrassom do coração) poderá também dar o diagnostico visualizando o verme.
O tratamento é difícil e no Brasil não temos a droga específica para o tratamento do verme, mas temos como melhorar os sintomas clínicos.
Em gatos, o sintoma mais comum são vômitos e o número de vermes que o infestam é sempre muito pequeno.
Se o seu animal vive ou frequenta o litoral brasileiro, se ele mora em uma área com muitos mosquitos e mata Atlântica ele pode se contaminar com a doença. Faça exames de sangue anuais, e preventivos mensais (temos vários produtos no mercado para esta finalidade) e caso apareça qualquer um dos sintomas acima procure ajuda veterinária.
O Pet Care tem laboratório próprio para fazer o diagnóstico de verme do coração além de um serviço de especialistas em cardiologia.