Home / CÃES / Casos Clínicos / VÔMITO AMARELADO OU VÔMITO COM BILE: É FIGADO???

Nem sempre!!! Vômito amarelado espumoso, que pode ter se iniciado com vômitos espumosos brancos que são muito comuns em cães e também pode ocorrer em gatos.

Esse vômito acontece quando o estômago está vazio e tem um refluxo da bile (produzida no fígado) que acaba sendo expulso no episódio do vômito. Em um animal normal esse pigmento amarelado seria expulso junto com as fezes. No caso de gastrite e de estômago vazio esse pigmento acaba voltando para o estômago e colorindo o vômito.

A maioria das pessoas quando vêm esse tipo de vômito logo pensam que se trata de algum problema no fígado. Até poderia ser um problema no fígado (hepático), mas o mais comum é simplesmente por conta do estômago vazio e de uma possível gastrite.

Quando o animal fica muito tempo com o estômago vazio existe um acúmulo de suco gástrico e de bile que vão causar uma inflamação da mucosa do estômago, gerando desconforto, dor e ânsias, fatalmente resultando em vômito.

Esta condição comum é chamada de gastrite. Normalmente, o cão com gastrite e estômago vazio vai vomitar logo pela manhã ou antes das refeições (quando já está há muito tempo sem comer). O primeiro vômito pode ser somente uma baba branca e depois em outros episódios já podemos ver o vômito amarelado.

Apesar de ser comum, devemos sempre consultar o Médico Veterinário para examinar o animal e descartar as outras causas de vômito (outras doenças), e quando se fecha o o diagnóstico em gastrite, então devemos instituir o tratamento e obrigatoriamente uma mudança no manejo alimentar.

Animal com gastrite deve comer várias vezes ao dia e às vezes temos que mudar a alimentação para rações mais leves, as chamadas hipoalergênicas, indicadas para esses casos.

Além do manejo alimentar o seu veterinário provavelmente irá introduzir alguns medicamentos para o controle do vômito e da gastrite.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias