Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / DIROFILARIOSE – VERME DO CORAÇÃO

Há anos sabemos que temos que dar remédio mensalmente para nossos cães para prevenção de verme do coração, mas o que é isto?

O verme do coração, cientificamente conhecido como Dirofilaria, é um verme que chega a ter até 15 cm de comprimento e se aloja principalmente no lado direito do coração perto da artéria pulmonar. Quando a infestação é muito grande, o aspecto é de uma raiz de cebola dentro do coração.

Este verme é transmitido de uma animal para outro por meio de um mosquito que  se alimenta de sangue de um animal contaminado e quando picar outro animal vai transmitir a larva do verme. Este verme se desenvolve em cães e em gatos também. Costumamos diagnosticar na maioria em cães doentes.

No Pet Care passamos muitos anos sem ver um animal contaminado, mas este ano diagnosticamos 7 (sete) novos casos.

A área onde há uma maior incidência é a região litorânea, mas já diagnosticamos vários casos de animais que nunca foram ao litoral e moram no Morumbi, animais que moram perto da Represa de Guarapiranga e um animal da região perto do Campo de Marte, alguns animais da região de Embu-Itapecirica da Serra.

Acreditamos que a falta de prevenção, área com alta densidade de vegetação e mosquitos sejam fatores preponderantes para  a presença de mosquitos transmissores e de animais doentes.

Os sintomas mais comuns são tosse ocasional durante o dia, o animal se apresenta mais cansado, pode apresentar anemia, aumento do volume do abdómen devido a ascite (barriga d’agua) por mal funcionamento do coração.

O diagnostico é feito por uma simples coleta de sangue  onde faremos o teste de Elisa (presença de anticorpos no sangue) mas nem sempre dará positivo. O ecocardiograma (ultrassom do coração) poderá também dar o diagnostico visualizando o verme.

O tratamento é difícil e no Brasil não temos a droga específica para o tratamento do verme, mas temos como melhorar os sintomas clínicos.

Em gatos, o sintoma mais comum são vômitos e o número de vermes que o infestam é sempre muito pequeno.

Se o seu animal vive  ou frequenta o litoral brasileiro, se ele mora em uma área com muitos mosquitos e mata Atlântica ele pode se contaminar com a doença. Faça exames de sangue anuais, e preventivos mensais (temos vários produtos no mercado para esta finalidade) e caso apareça qualquer um dos sintomas acima procure ajuda veterinária.

O Pet Care tem laboratório próprio para fazer o diagnóstico de verme do coração além de um serviço de especialistas em cardiologia.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias