Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Você Já Ouviu Falar de Síndrome da Cauda Equina?

Apesar do nome, essa é uma doença bastante comum em cães idosos e se refere a uma compressão das vértebras na parte final da coluna, próximo ao rabo (coluna lombar junto ao sacro), causando muita dor e dificuldade de andar.

Essa doença acontece, geralmente, em cães de grande porte como Pastor Alemão e Dogue Alemão, mas pode acontecer em qualquer raça.

Ela é, na verdade, uma Síndrome Lombo Sacral, mas é conhecida como Síndrome da Cauda Equina, pois nessa região a medula espinhal não é mais um tubo, mas tem o aspecto de vários nervos fininhos que juntos tem a aparência de um rabo de cavalo.

O que causa essa síndrome (compressão da medula)?

A pressão sobre a cauda equina ou os nervos que saem da coluna faz com que o animal sinta dor e dificuldade de locomoção, pelo estreitamento do canal (pode ocorrer em animais mais novos) ou mesmo por uma instabilidade, doença de disco ou trauma.

Quais são os sintomas dessa compressão?

Quando existe instabilidade da coluna vertebral, esse movimento anormal causa uma inflamação da medula espinhal e dos músculos da região. Cães com essa síndrome lombossacral apresentam assim muita dor. Quando palpamos ou apertamos com as mãos essa região o animal grita de dor ou mesmo se senta no chão. Com o passar do tempo eles começam a apresentar dificuldade de se levantar com as patas traseiras. Alguns vão literalmente cair de joelhos quando mexemos na cauda (rabo) rapidamente.

Ocasionalmente, os cães desenvolvem fraqueza ou mancam constantemente das pernas traseiras levando a atrofia muscular. Com a progressão da doença muitos podem ficar paralisados das patas traseiras.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo exame clínico do Veterinário Ortopedista, por exame de rx (rx normal e mielografia) e pelo exame de Tomografia Computadorizada.

Qual é o tratamento?

Se o seu cão está acima do peso, ele deve emagrecer, pois complicações geralmente acontecem em cães obesos. Repouso rigoroso e uso de medicamentos podem ajudar a controlar a dor, mas em muitos casos somente uma cirurgia da região pode descomprimir a medula e diminuir a inflamação e dor. Essa cirurgia é chamada de laminectomia dorsal. Em alguns casos, se existirem danos graves a medula, o animal pode não melhorar, mesmo após a cirurgia.

O Hospital Veterinário Pet Care conta com uma equipe de Veterinários Ortopedistas, com auxílio de diagnóstico de radiografia e tomografias, que podem ajudar o seu animal nesses casos de doenças lombo sacras ou outros problemas ortopédicos.

Veterinários especializados e exames realizados rapidamente vão ajudar no prognóstico e na recuperação do seu animal.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias