Home / CÃES / Casos Clínicos / Cachorro Gritando de Dor: Pode Ser Dor de Pescoço

A dor em coluna cervical – pescoço – é uma das mais agudas e mais intensas dores em cães, visto que o pescoço “fica pendurado” no corpo do cão, diferente do nosso que fica “apoiado” no ombro.

Qualquer movimento do cão desde comer, beber, balançar a cabeça e até andar pode desencadear dor aguda e os gritos. Mesmo quando o cão está parado e nos aproximamos dele ele pode gritar, somente de medo de ser tocado e então sentir a dor.

Diversas doenças são capazes de causar dor cervical ou dorsal em cães:

Hérnias de disco (mais comum)

-Infecção ósseas nas vértebras;

-Meningites;

-Fraturas;

-Má formações (principalmente em raças pequenas)

-Espondilose deformante (bicos de papagaio);

-Tumores vertebrais;

-Tumores da medula espinhal;

-Poliartrite;

-Polimiosites (inflamação da musculatura de sustentação da coluna)

De forma paralela o diagnóstico da causa da dor deve ser feito o mais rápido, e procedimentos específicos como cirurgia para correção da hérnia de disco devem ocorrer no tempo certo.

Muitos exames podem ser necessários para fechar o diagnóstico:

-Exame clínico de movimentação do pescoço

-Radiografias, simples e contrastadas;

-Exames de sangue e urina;

-Análise do líquido espinhal;

-Eletromiografia;

-Tomografia computadorizada;

-Ressonância Magnética.

Uma das doenças mais frequentes em cães é a hérnia de disco, este foi o caso do Scooby, um paciente nosso que desenvolveu este quadro chegando inclusive a apresentar paralisia de todos os membros.

Os quadros de dor em coluna, principalmente cervical são classificados algumas vezes como os piores tipos de dor, havendo necessidade de controle o mais rápido possível, além de medicamentos, o repouso forçado com restrição de espaço se faz necessário.

Nos casos graves de hérnia de disco podem levar inclusive a morte, por alterações respiratórias.

O Scooby foi operado há cerca de 2 semanas e ainda não voltou a recuperar os movimentos, ele vem recebendo um tratamento intensivo de fisioterapia, acupuntura e permanece internado para cuidados de manejo.

Lembre-se,sempre que o seu animal começar a gritar espontaneamente, deixe-o em repouso e leve ao veterinário o quanto antes, pois essa dor tende a ser próximo do insuportável.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias