Home / CÃES / Casos Clínicos / Ruptura de Baço e Sangramento Abdominal

Um dos casos mais comuns de atendimento de emergência em cães velhos de grande porte é de sangramento abdominal devido ruptura de baço. Labradores, Pastores Alemães, Golden e outros cães de porte grande estão entre os mais predispostos.

Muitas vezes esses animais de um dia para outro ficam mais quietos, passam a dormir mais (o que não preocupa tanto pois já estão velhos e dormem mais mesmos) e não raramente são encontrados mortos no dia seguinte, como se tivessem morrido dormindo.

O sangramento do baço ocorre quando pela presença de nódulos, cistos ou mesmos tumores decorrente do envelhecimento e predisposição individual se rompem espontaneamente ou devido a pancadas, traumas, atropelamentos ou mesmo brigas entre animais. Dependendo do tipo de ruptura o sangramento pode parar depois de um tempo e nunca ser percebido ou então o seu sangramento é continuo e o animal acaba morrendo por perda de sangue – anemia e hipovolemia.

Quando o animal vive dentro de casa ou temos um relacionamento próximo podemos perceber isso, pela inatividade (animal fica mais quieto), aumento do volume do abdome (barriga distendida) e pelas mucosas (gengivas) que ficam pálidas (brancas).

Por ser animais de grande porte e muitas vezes viverem fora de casa e não termos um contato tão intenso assim, não percebemos essas alterações e somente quando o animal esta muito ruim ou morto é que vemos que algo diferente pode ter acontecido.

Quando já faz muito tempo que esta sangrando ou se o volume perdido de sangue for grande o animal já chega ao hospital em choque e precisa de transfusão de sangue e de procedimentos urgentes antes de fazer a cirurgia de emergência. Nesse caso o prognóstico é pior.

A única maneira de prevenir que isso aconteça é fazendo avaliações periódicas em animais acima de 5 a 7 anos de idade principalmente com ultra som de adomem para verificar se o baço esta normal de tamanho e se tem alguma formação (nódulo) ou cistos. Caso isso seja notado pelo ultra som, então deve ser monitorado com outros exames de ultra som periodicamente ou então operar para a retirada do baço cirurgicamente, pois assim eliminamos o risco de ruptura e de sangramento espontâneo.

Cirurgia de Tumor em Baço.

Caso a ruptura aconteça o tratamento deve ser emergencial e o baço deve ser removido cirurgicamente. Toda formação deve ser avaliada com exame de histopatologia, e se confirmado que a ruptura se deve a neoplasia (tumores), tratamento adequado (quimioterapia) deve ser instituído.

Ruptura de baço

Recomendamos a todos animais acima de 5 anos (grande porte) e acima de 7 anos (pequeno porte) avaliação senil com exames auxiliares como rx, ultra som, ecocardiograma e exames de sangue e urina. Pensando nisso oferecemos um Plano de Saúde Preventivo,chamado Pet Prevent. Saiba mais aqui: https://petcare.com.br/contato

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias