Home / CÃES / Casos Clínicos / Orientações Pós Osteossíntese – Cirurgia de Fraturas

Acidentes com fraturas faz parte da rotina da maioria dos Hospitais Veterinários e normalmente trata-se de uma emergência médica por causa da grande dor e desconforto causados.

Depois do primeiro atendimento, da avaliação clinica, da identificação do local e tipo de fratura, do controle da dor e estabilização do membro fraturado com o objetivo de diminuir o desconforto, muitas vezes o tratamento cirúrgico passa a ser a indicação do tratamento.

O tratamento cirúrgico com colocação de placa e/ou pino passa a ser a indicação da maioria das fraturas dos ossos longos como fêmur, tíbia, rádio, úmero e outros.

Nesses casos a escolha do melhor método de correção e estabilização vai depender da avaliação do Médico Veterinário Ortopedista e de particularidades do local da fratura, da idade do animal e dos cuidados exigidos no pós cirúrgico.

A escolha do procedimento adequado pode ser decisivo na evolução favorável da consolidação da fratura, mas tão importante quanto isso são os cuidados no pós cirúrgico,

O animal não sabe que tem que fazer repouso e depois que não sentir mais dor e tiver estabilizado a fratura tende a agir como se não tivesse um membro fraturado. NESSE MOMENTO É QUE ACONTECEM OS ACIDENTES. Caminhar, correr, saltar ou simplesmente não fazer repouso, pode desestabilizar o foco de fratura e mesmo quebrar algumas placas. Antes disso o incômodo da bandagem e sutura pode levar o animal a lamber a ferida cirúrgica e causar uma dermatite e infecção da pele.

Esses são somente alguns dos exemplos dos acidentes no pós cirúrgico imediato das cirurgias de fraturas.

Na semana passada fizemos a correção cirúrgica de dois animais que fraturaram radio/ulna e fêmur. Veja aqui o antes e depois da cirurgia.

Antes:

 

Depois:

Eles ficaram alguns dias aqui em repouso pós cirúrgico e nesse final de semana vão para casa mantendo alguns cuidados extremamente necessários:

MANTER COLAR PROTETOR 24 HORAS POR DIA:

Todos os cães lambem as bandagens e curativos, tornando-as úmidas e isso não pode acontecer.

RESTRIÇÃO ABSOLUTA DE MOVIMENTOS:

O cão não sabe que deve fazer repouso, por isso quando não mais sentir dor, ele vai agir como se não tivesse uma fratura em consolidação.

RETORNOS PERIÓDICOS:

Para a retirada de pontos, e avaliação da imobilização e da evolução da consolidação óssea.

CONTROLE RADIOGRÁFICO:

Radiografias devem ser feitas para avaliar a evolução do calo ósseo e da estabilidade do foco de fratura.

Em evoluções normais, a alta se dá em 45 dias, portanto nesse período somente o médico veterinário responsável pode orientar qualquer procedimento.

NÃO DEIXAR O ANIMAL EM AMBIENTE ÚMIDO:

Caso a bandagem ou curativo se torne úmida ou com odor desagradável, esta deverá ser trocada.

Após a primeira semana é normal que o animal volte a apoiar o membro cirurgiado gradativamente, portanto deve se redobrar os cuidados para evitar movimentação excessiva.

Caso deixe de apoiar repentinamente ou manifeste sinais de dor aguda, o retorno ao veterinário é indicado.

O Serviço de Ortopedia do Hospital Veterinário Pet Care atende com hora marcada tendo o auxílio diagnóstico de Radiologia Digital. As emergências ortopédicas são atendidas 24 horas por dia todos os dias do ano.

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias