Você sabia que todas as nossas unidades têm uma sala para estabilização?
Os pacientes são acompanhados pela equipe de veterinários intensivistas até terem a segurança necessária para o transporte (também monitorado pelos nossos veterinários especializados) para a unidade do Ibirapuera, onde está centralizada a nossa UTI.
Os pacientes encaminhamos para a UTI são os que apresentam algum grau de disfunção orgânica, que possuem risco de óbito, quadros instáveis (risco de piora iminente) ou os que necessitam de suporte avançado à vida (ventilação mecânica, uso de vasopressores, procedimentos invasivos/uso de implantes e/ou equipamentos que necessitem de acompanhamento contínuo).
São exemplos: insuficiência respiratória grave (edemas pulmonares, tromboembolismo pulmonar, pneumonias), pós-operatórios de cirurgias ou pacientes delicados (cirurgias torácicas, de coluna, hepáticas, hemoperitônio), sepse e choque séptico, síndrome da resposta inflamatória sistêmica, síndrome da disfunção múltipla de órgãos, intoxicações, disfunção orgânica aguda ou crônica agudizada (doença renal crônica com agudização), alterações neurológicas (convulsões generalizadas, trauma cranioencefálico, coma ou estados semi-comatosos), entre outros.
A indicação da UTI está associada ao quadro clínico e à gravidade do animal. Estudos indicam que o tratamento precoce em ambiente hospitalar e intensivo proporciona melhores resultados, com menor tempo de internação e melhor recuperação, a depender do quadro de base.
Nossa UTI está equipada com ventiladores mecânicos, alto fluxo de oxigênio, monitores multiparamétricos, bombas de infusão e medicamentos de emergência e essenciais. Assim, possuímos toda a estrutura, equipamentos e equipe preparadas para receber o seu paciente e tratá-lo da melhor maneira possível, com o maior carinho e acolhimento.
Ver essa foto no Instagram