12 Exames que podem salvar a vida do seu pet

Compartilhe

12 Exames que podem salvar a vida do seu pet 02 de julho de 2021

Cuidar da saúde do seu pet é muito importante para que ele viva mais e com qualidade. Os pets não devem ir ao médico veterinário apenas quando estão doentes.

Assim como nós humanos, eles precisam fazer check-ups periódicos para prevenir doenças ou detectar precocemente qualquer problema de saúde. Para auxiliar no diagnóstico preciso, os médicos veterinários também recorrem aos exames de imagem e laboratoriais ou mensuração de pressão arterial. Como os animais não falam, conheça 12 exames que são extremamente importantes para detectar os primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde deles.

EXAMES DE IMAGEM

O Diagnóstico por Imagem é uma importante ferramenta para avaliar as condições de saúde dos pets e detectar patologias em órgãos vitais como coração, rins e ossos.

1 – Eletrocardiograma

Este exame identifica alterações no ritmo cardíaco, detectando arritmias, e geralmente é associado à outra modalidade: o Ecocardiograma.

2 –  Ecocardiograma com Doppler

Esses exames permitem observar o coração dos cães e gatos e possíveis alterações na sua estrutura e na circulação do sangue como, por exemplo, se o órgão mantém o tamanho e as funções normais, se as válvulas estão bombeando nos padrões desejáveis. O ecocardiograma aponta cardiopatias que podem ser tratadas com medicamentos.

3 – Raio-X

Esse exame é um grande aliado para diagnósticos de alterações na coluna vertebral, ossos, articulações e crânio, pois permite observar as estruturas ósseas como também os órgãos internos dos pets sem ser invasivo. Com o Raio-X é possível observar as estruturas ósseas e os órgãos. As regiões em que este exame é mais u lizado para averiguar alterações. São o tórax, coluna vertebral, crânio, ossos e articulações.

4 – Ultrassom  abdominal

Essa modalidade investiga os órgãos abdominais e ajuda a detectar e tratar alterações no pâncreas, gado, rins, bexiga, adrenais e intestino, que podem evoluir para doenças mais graves bem como detectar neoplasia (câncer).

5 – Mensuração  de pressão arterial

Cães e gatos também podem sofrer de hipertensão arterial e, por isso, é muito importante fazer o acompanhamento, pois pode estar relacionada a diferentes doenças como insuficiência renal, hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, cardíacas congênitas e/ou adquiridas, entre outras.

EXAMES LABORATORIAIS

Essenciais para acompanhamento da saúde do animal, esses exames de rotina contemplam hemograma, urina, fezes e bioquímicos. São realizados pelo TECSA, um dos laboratórios mais modernos e confiáveis da América Latina.

6 – Exame de Fezes  Coproparasitológico

Este exame detecta a presença de vermes e protozoários que os pets estão expostos diariamente ao saírem de casa e que causam diversas doenças intestinais. É realizado a par r de amostra de fezes.

7 – Exame de fezes  para Giárdia

O diagnóstico da Giardíase é muito difícil, porque os protozoários são muito pequenos e eliminados nas fezes de forma intermitente. A melhor forma de análise é pelo método Elisa, que consiste na pesquisa de antígenos específicos capaz de detectar a presença do agente mesmo se o animal não estiver eliminando no momento do exame.

8 – Hemograma

É o melhor exame para detectar processos inflamatórios e infecciosos, anemias, presença de hemoparasitas, além de evidenciar alterações plaquetárias ou apontar problemas de medula óssea. É feito por meio de amostra de
sangue venoso, que geralmente é  coletado das veias jugular (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás). O jejum prévio de 8 horas é recomendado.

9 – Urina

Fundamental para diagnosticar infecção urinária, além de fornecer informações importantes sobre o funcionamento dos rins e até diabetes. A urina é coletada por meio da cistocentese (diretamente da bexiga com auxílio de seringa e agulha guiadas por um aparelho de ultrassom).  O indicado é que o animal não tenha urinado para estar com a bexiga repleta.

10 – Bioquímicos

Realizados por equipamentos como o VETSCAN, da Zoetis, são importantes para check-ups preventivos. Podem detectar doenças silenciosas, acompanhar a evolução de doenças já existentes, ponderar o risco cirúrgico, avaliar o metabolismo, monitorar a função hepática e renal de um animal. Necessário jejum alimentar de 8 horas.

11 – Exame Vetcheck 4  em 1 – Uma única coleta.

Diagnóstico rápido para várias doenças. Trata-se de um teste sorológico para diagnosticar doenças transmitidas por carrapatos e mosquitos. É o mais confiável para avaliar a exposição à doenças que causam a Dirofilariose, Erliquiose, Anaplasmose e Leishmaniose. A Dirofilariose a nge cães do mundo inteiro que frequentam a costa do Oceano Atlântico. É uma doença séria e que pode levar à morte, pois os vermes se instalam dentro do coração. Tem tratamento e pode ser prevenida.

A detecção de anticorpos contra Ehrlichia Canis ou Ehrlichia Ewingii sinaliza animais contaminados por doença transmitida por carrapato. Testar os pacientes para determinar se há uma infecção ativa e controlar o mais cedo possível é a melhor forma de proteger os pets de uma doença crônica que pode causar a morte A identificação precoce do prognóstico de Anaplasma Phagocytophilum e Anaplasma Platysno animal reforça a importância de tratar esta doença também transmitida por carrapato, que quando se manifesta geralmente é grave.

12 – Exame de AIDS e Leucemia Felina (FIV-FELV)

Conhecidas como Aids e Leucemia Felina são doenças infecciosas que atingem os gatos e podem levar à morte pois não têm cura. E apenas o exame de sangue, a sorologia para FILV e FELV, podem detectar se o animal é positivo ou nega vo. É muito importante testar o animal regularmente para o diagnóstico precoce.

botao 1 - 12 Exames que podem salvar a vida do seu pet

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 93224-3449

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia