Você Já Ouviu Falar de Síndrome da Cauda Equina?

Compartilhe

Você Já Ouviu Falar de Síndrome da Cauda Equina? 09 de janeiro de 2013

Apesar do nome, essa é uma doença bastante comum em cães idosos e se refere a uma compressão das vértebras na parte final da coluna, próximo ao rabo (coluna lombar junto ao sacro), causando muita dor e dificuldade de andar.

Essa doença acontece, geralmente, em cães de grande porte como Pastor Alemão e Dogue Alemão, mas pode acontecer em qualquer raça.

Ela é, na verdade, uma Síndrome Lombo Sacral, mas é conhecida como Síndrome da Cauda Equina, pois nessa região a medula espinhal não é mais um tubo, mas tem o aspecto de vários nervos fininhos que juntos tem a aparência de um rabo de cavalo.

O que causa essa síndrome (compressão da medula)?

A pressão sobre a cauda equina ou os nervos que saem da coluna faz com que o animal sinta dor e dificuldade de locomoção, pelo estreitamento do canal (pode ocorrer em animais mais novos) ou mesmo por uma instabilidade, doença de disco ou trauma.

Quais são os sintomas dessa compressão?

Quando existe instabilidade da coluna vertebral, esse movimento anormal causa uma inflamação da medula espinhal e dos músculos da região. Cães com essa síndrome lombossacral apresentam assim muita dor. Quando palpamos ou apertamos com as mãos essa região o animal grita de dor ou mesmo se senta no chão. Com o passar do tempo eles começam a apresentar dificuldade de se levantar com as patas traseiras. Alguns vão literalmente cair de joelhos quando mexemos na cauda (rabo) rapidamente.

10_caes_inteligentes_03

Ocasionalmente, os cães desenvolvem fraqueza ou mancam constantemente das pernas traseiras levando a atrofia muscular. Com a progressão da doença muitos podem ficar paralisados das patas traseiras.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo exame clínico do Veterinário Ortopedista, por exame de rx (rx normal e mielografia) e pelo exame de Tomografia Computadorizada.

Qual é o tratamento?

Se o seu cão está acima do peso, ele deve emagrecer, pois complicações geralmente acontecem em cães obesos. Repouso rigoroso e uso de medicamentos podem ajudar a controlar a dor, mas em muitos casos somente uma cirurgia da região pode descomprimir a medula e diminuir a inflamação e dor. Essa cirurgia é chamada de laminectomia dorsal. Em alguns casos, se existirem danos graves a medula, o animal pode não melhorar, mesmo após a cirurgia.

O Hospital Veterinário Pet Care conta com uma equipe de Veterinários Ortopedistas, com auxílio de diagnóstico de radiografia e tomografias, que podem ajudar o seu animal nesses casos de doenças lombo sacras ou outros problemas ortopédicos.

Veterinários especializados e exames realizados rapidamente vão ajudar no prognóstico e na recuperação do seu animal.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia