Úlcera de Córnea: Ceratite Ulcerativa em Cães

Compartilhe

Úlcera de Córnea: Ceratite Ulcerativa em Cães 03 de abril de 2012

A Dóris, essa filhote de Jack Russel depois de um final de semana em que os donos estavam viajando foi encontrada com um dos olhos fechados e parecendo sentir muita dor.

Tem um gato em casa que brincando com ela pode ter ferido a sua córnea!!! No exame clínico com nosso Oftalmologista descobrimos uma úlcera de córnea contaminada já com pus – ABCESSO DE CÓRNEA. O prognóstico é muito grave e corre risco de perder a visão. Ela já esta de COLAR PROTETOR e com medicação tópica (colírios) e medicação oral.

A córnea é a parte transparente e mais externa do olho, formando uma fina camada que recobre a íris e a pupila, permitindo a passagem de luz para dentro do olho. Uma úlcera é qualquer lesão que ocorre nessa parte do olho, podendo ser somente superficial, quando causada por xampú ou mais profunda quando causada pela arranhadura de gato, quando a chance de contaminar e virar um abcesso é maior.

SINTOMAS:

– Muita dor.

– Piscar constante- não consegue abrir o olho.

– Lacrimejamento.

– Sensibilidade à luz.

– Esfregar nos olhos com a pata

– Corrimento ocular mucoso (depois de algum tempo)

– Secreção ocular com pus- mais tardiamente.

DSC02771

Foto: Dóris com ABCESSO DE CÓRNEA

CAUSAS:

– Trauma ou substância abrasiva (como xampu).

– Arranhadura de gato.

– Olho seco ( KCS).

– Infecção.

– Paralisia do nervo facial.

– Corpo estranho (cisco, cílio, sementes, areia etc).

As seguintes raças, todas caracterizadas por narizes curtos e olhos proeminentes, são mais susceptíveis de desenvolver este problema.

– Pug

– Boston terrier

– Pequines

– Boxer

– Bulldog

– Shih tzu

– Qualquer raça com um focinho curto (braquicéfalo).

– Gatos de focinho curto como Persas também são mais sensíveis e esse problema.

Boxers são especialmente inclinados a desenvolver casos mais graves da doença, podendo desenvolver resistência ao tratamento levando ao que chamamos de ÚLCERA INDOLENTE.

DIAGNÓSTICO:

O Médico Veterinário irá realizar um exame oftalmológico completo, incluindo uma inspeção do olho e da córnea. O uso de colírios especiais com corante pode indicar facilmente até as menores e mais superficiais úlceras ou lesões da córnea.

TRATAMENTO:

O tratamento dependerá da causa da úlcera. O uso de colirios e medicamentos tópicos como pomadas oftálmicas e o COLAR PROTETOR será indicado para mais de 90% dos casos de úlceras.

Algumas vezes é necessário medicaçao oral como antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios e mesmo auxílio de procedimentos cirúrgicos para fixar a pálpebra ou mesmo escarificar a lesão sempre acompanhado de anestesia geral.

úlcera superficial marcado com furesceina
Foto: Úlcera superficial marcada com fluresceina.

CUIDADOS:

Siga SEMPRE as instruções do seu médico veterinário. O uso do COLAR PROTETOR É IMPRESCINDÍVEL, pois o animal não sabe que tem uma lesão no olho e como a lesão causa incômodo, dor ou mesmo coceira, ele tentará coçar e isso poderá aumentar ainda mais a lesão e mesmo ferir fatalmente os olhos.

Nos casos de úlceras mais profundas, isso pode causar a ruptura da camada mais interna, ocorrendo o vazamento do líquido do interior dos olhos levando a perda da visão e do olho definitivamente.

Se a úlcera é superficial, deve curar em cerca de 4 a 7 dias. Se é mais grave, pode necessitar de tratamento extensivo e/ou cirurgia que pode durar até 30 dias. RETORNOS E REAVALIAÇÕES DEVEM SER FEITAS ATÉ A ALTA DO ANIMAL.

Aqui no Hospital Veterinário Pet CareServiço de Oftalmologia atende com hora marcada e as Emergências oftalmológicas tem atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia