Home / CÃES / Casos Clínicos / Será que Meu Cão é Surdo???

Surdez congênita (de nascença) não é tão incomum para cães de raça pura como Dálmatas, Boston Terrier, Dachshunds, Collies, Bull Terrier e Pastor de Shetland.

Nas duas primeiras semanas de vida, todos os cães são efetivamente surdos e somente por volta dos 14 dias de vida é que os ouvidos se abrem e o animal pode começar então a perceber os sons.

Mesmo se em uma ninhada tiver algum filhote surdo, ele pode não ser identificado pelos donos nos primeiros dias pois com a ajuda e movimentação dos irmãos normais ele tende a responder aos estímulos de movimentação e odor ou seja imitando os irmãos e a gente nem percebe que ele não escuta.

Quando um humano chama esses cães surdos ele apenas observa a movimentação da ninhada e acompanha os outros. Será assumido que esse filhote surdo pode “ouvir” a chamada.

A melhor maneira de testar a audição é selecionar um barulho que os filhotes não conhecem. Para iniciar o teste, separe os filhotes colocando o em um ambiente tranquilo. Você coloca o animal na sala e deixe ele reconhecer o ambiente e quando já estiver focando você, peça para um assistente fazer um barulho sem que o cão perceba a presença dele – pode ser um apito ou algo que emita um som agudo. Observe a reação do filhote. O cão que escuta vai procurar de onde vem o som e o animal surdo continua a olhar para você como se nada tivesse acontecendo. As vezes a simples movimentação das orelhas indica que o animal esta escutando.

Identificado a surdez ou se tiver alguma suspeita, você deve procurar um médico veterinário para avaliar o animal, confirmar a suspeita e se for o caso, identificar a possível causa da surdez e principalmente se o animal tem outras alterações congênitas.

Já a surdez adquirida pode ter origem em infecções de ouvido (otites), trauma (atropelamento, pancadas) com rompimento dos tímpanos, tumores nos ouvidos ou cerebral, pólipos ou cera que obstruam o canal auditivo e mesmo a surdez por envelhecimento. Nesses casos a maioria dos cães não são completamente surdos percebendo alguns sons e ignorando outros.

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?