Ruptura de Baço e Sangramento Abdominal

Compartilhe

Ruptura de Baço e Sangramento Abdominal 17 de maio de 2012

Um dos casos mais comuns de atendimento de emergência em cães velhos de grande porte é de sangramento abdominal devido ruptura de baço. Labradores, Pastores Alemães, Golden e outros cães de porte grande estão entre os mais predispostos.

Muitas vezes esses animais de um dia para outro ficam mais quietos, passam a dormir mais (o que não preocupa tanto pois já estão velhos e dormem mais mesmos) e não raramente são encontrados mortos no dia seguinte, como se tivessem morrido dormindo.

O sangramento do baço ocorre quando pela presença de nódulos, cistos ou mesmos tumores decorrente do envelhecimento e predisposição individual se rompem espontaneamente ou devido a pancadas, traumas, atropelamentos ou mesmo brigas entre animais. Dependendo do tipo de ruptura o sangramento pode parar depois de um tempo e nunca ser percebido ou então o seu sangramento é continuo e o animal acaba morrendo por perda de sangue – anemia e hipovolemia.

Quando o animal vive dentro de casa ou temos um relacionamento próximo podemos perceber isso, pela inatividade (animal fica mais quieto), aumento do volume do abdome (barriga distendida) e pelas mucosas (gengivas) que ficam pálidas (brancas).

Por ser animais de grande porte e muitas vezes viverem fora de casa e não termos um contato tão intenso assim, não percebemos essas alterações e somente quando o animal esta muito ruim ou morto é que vemos que algo diferente pode ter acontecido.

Quando já faz muito tempo que esta sangrando ou se o volume perdido de sangue for grande o animal já chega ao hospital em choque e precisa de transfusão de sangue e de procedimentos urgentes antes de fazer a cirurgia de emergência. Nesse caso o prognóstico é pior.

A única maneira de prevenir que isso aconteça é fazendo avaliações periódicas em animais acima de 5 a 7 anos de idade principalmente com ultra som de adomem para verificar se o baço esta normal de tamanho e se tem alguma formação (nódulo) ou cistos. Caso isso seja notado pelo ultra som, então deve ser monitorado com outros exames de ultra som periodicamente ou então operar para a retirada do baço cirurgicamente, pois assim eliminamos o risco de ruptura e de sangramento espontâneo.

TUMOR EM BAÇO
Cirurgia de Tumor em Baço.

Caso a ruptura aconteça o tratamento deve ser emergencial e o baço deve ser removido cirurgicamente. Toda formação deve ser avaliada com exame de histopatologia, e se confirmado que a ruptura se deve a neoplasia (tumores), tratamento adequado (quimioterapia) deve ser instituído.

RUPTURA DE BAÇO
Ruptura de baço

Recomendamos a todos animais acima de 5 anos (grande porte) e acima de 7 anos (pequeno porte) avaliação senil com exames auxiliares como rx, ultra som, ecocardiograma e exames de sangue e urina. Pensando nisso oferecemos um Plano de Saúde Preventivo,chamado Pet Prevent. Saiba mais aqui: http://www.petcare.com.br/plano-saude.php

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia